Diferencial de potencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto 2:
Diferença de potencial

O Homem só foi capaz de utilizar a eletricidade com alguma utilidade prática depois de ter descoberto um modo de manter as cargas, num circuito, em permanente movimento, o que, como já vimos, origina a corrente elétrica. É esta a função desempenhada pelos geradores. Por outras palavras, os geradores asseguram, num circuito elétrico, o fornecimento deenergia que em seguida irá ser transformada pelos receptores. Uma grandeza física que está diretamente relacionada com a quantidade de energia elétrica fornecida pelos geradores é a diferença de potencial elétrico entre os pólos do gerador.
A corrente elétrica só passará de um ponto a outro de um circuito, desde que entre eles exista um desnível de quantidade de carga elétrica.

Adiferença de potencial, que normalmente se representa por U, pode também ser representada por V ou ainda pelas iniciais d.d.p. No Sistema Internacional de Unidades (SI) exprime-se em volt ( V).
A designação desta unidade é uma homenagem ao físico e professor italiano Alessandro Volta (1745-1827), que se distinguiu em diversos ramos da Física, tendo-se notabilizado pelos estudos aprofundados quedesenvolveu em electricidade. Graças à força do seu campo eletrostático, uma carga pode realizar trabalho ao deslogar outra carga por atração ou repulsão. Essa capacidade de realizar trabalho é chamada potencial. Quando uma carga for diferente da outra, haverá entre elas uma diferença de potencial(E).
A soma das diferenças de potencial de todas as cargas de um campo eletrostático é conhecidacomo força eletromotriz. Os voltímetros, cujo símbolo internacional nos esquemas dos circuitos é V, são os instrumentos de medida da diferença de potencial que, tal como os amperímetros, podem ser analógicos ou digitais. Existem ainda outros instrumentos de medida, os multímetros, os quais além de poderem medir a diferença de potencial, podem também medir a intensidade da corrente e outras grandezaseléctricas. Estes aparelhos dispõem de um botão que permite selecionar qual a função que se pretende que ele desempenhe.
Considere um aparelho que mantenha uma falta de elétrons e uma de suas extremidades e na outra um excesso. Este aparelho é chamado gerador e pode ser uma pilha comum. A falta de elétrons em um pólo e o excesso em outro origina uma diferença de potencial (d.d.p.). Um aparelhoelétrico só funciona quando se cria uma diferença de potencial entre os pontos em que estiver ligado para que as cargaspossam se deslocar.

ETAPA Nº 02

Texto 3:
Resistência

Um resistor é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule),ora com a finalidade de limitar a quantidade de correnteelétrica em um circuito, a partir do material empregado, que pode ser por exemplo carbono ou silício.
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porémjamais causam quedas de corrente elétrica. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.
Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanececonstante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circular pelo dispositivo.
Os resistores podem ser fixos ou variáveis. Neste caso são chamados de potenciômetros ou reostatos. O valor nominal é alterado ao girar um eixo ou deslizar uma alavanca.
O valor de um resistor de carbono pode ser facilmente identificado de acordo com as cores que apresenta na cápsula que...
tracking img