trabalho sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA
ENGENHARIA CIVIL


JOÃO PAULO RODARTE





Título do Trabalho




UBERABA
2015
UNIVERSIDADE DE UBERABA


JOÃO PAULO RODARTE





SUSTENTABILIDADE

Trabalho apresentado ao componente curricular Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Curso de Engenharia Civil, da Universidade de Uberaba, MG.



Orientador: Prof. Fulano deTsukamoto














UBERABA
2015
SUMÁRIO
RESUMO 4
1INTRODUÇÃO 5
1 CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE 7
1.1 RELATÓRIO DE BRUNDTLAND 8
1.2 Construção sustentável e princípios básicos 9
1.3 Práticas urbanísticas sustentáveis 11
1.4 Parâmetros para uma edificação sustentável 12
1.4.1 Redução do desperdício 12
1.4.2 Conservação e reabilitação de edifícios antigos 13
1.4.3 Reciclagem 13
1.4.4 Reutilização de materiais na construção civil 13
4 CONCLUSÃO 14REFERÊNCIAS 15

RESUMO
Este trabalho apresenta um conceito sobre sustentabilidade. O termo sustentabilidade vem sendo usado de várias formas. O objetivo é explicar as características do conceito de sustentabilidade e demonstrar aplicações na área da engenharia civil, proporcionando melhor entendimento quando a aplicabilidade do termo.

Palavras-chave: sustentabilidade, desenvolvimento sustentável;desenvolvimento econômico; Área 4.
1 INTRODUÇÃO

O conceito de sustentabilidade é cada vez mais utilizado para dar apoio a processos econômicos. Verifica-se que as instituições, por vários motivos, que vão de interesses de mercado até a sobrevivência do planeta, de forma geral e em particular da espécie humana, estão cada vez mais empregando o termo sustentabilidade na denominação de suas ações.Segundo o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, o uso do termo sustentabilidade está vinculado a necessidades sociais:

Esta necessidade deriva da percepção de que a sociedade não mais aceita que externalidades negativas sejam lançadas sobre ela impunemente. Este cenário mais complexo aponta para a inevitabilidade da integração de princípios de sustentabilidade naespinha dorsal das estratégias de negócio das companhias.

Este trabalho apresentará a partir do processo evolutivo dos conceitos de
Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável uma análise de alguns prédios diante da expectativa de alternativas sustentáveis próprias a cada caso em determinado momento, quando de sua concepção, e explicitar as vantagens oriundas naquele contexto.

Daí, pesquisas eestudos em todo o mundo levariam a tópicos relevantes para que se tenha uma construção sustentável nos parâmetros vigentes quanto às questões ambientais.

Qualquer observador, mesmo o maior leigo em construção civil, pode claramente constatar quesitos de insustentabilidade, pois o problema salta aos olhos de todos que circulam pelas ruas.

Ao nos reportarmos aos tempos atuais, através de uma simplesobservação aos prédios de qualquer cidade brasileira – e aqui se ressalta que não é nenhuma crítica, pois na época em que foram construídos atendiam plenamente ao fim a que foram propostos - é fácil perceber que até o presente momento obras ecologicamente correta são relegadas ao segundo plano, para tanto e somente como exemplo, é só atentar para nossas fachadas envidraçadas. Num país de climatropical quente e úmido, isto seria coerente?

Conforme estudos apresentados no corpo do presente trabalho, ressaltaremos a necessidade de reflexão sobre a abrangência dos conceitos de sustentabilidade e principalmente a possibilidade de alterar os parâmetros vigentes para que se possam obter prédios com bases cada vez mais sustentáveis.
1 CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE

O conceito de sustentabilidadetem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável”, definido como aquele que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades.

Ao longo dos últimos 20 anos, em razão da dificuldade de transformar este conceito em ações e políticas públicas e diante da reduzida interseção entre as ideias...