Trabalho de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Perguntas
1- Faça um histórico de quando e como surgiu a radioatividade.

R- Existem 2 tipos de radioatividade: a natural e a artificial.
A radioatividade natural foi descoberta por volta de 1896, pelo físico francês Henry Becquerel (1852-1908), ele percebeu que o elemento Urânio emitia radiações ao deixar filmes fotográficos em contato com o elementoradioativo. Os filmes apresentaram manchas e Becquerel conclui que se tratava dos raios emitidos por sais de Urânio. Como se vê, o Urânio se trata de um elemento natural.
A radioatividade artificial é produzida quando se bombardeiam certos núcleos com partículas apropriadas. Se a energia destas partículas tem um valor adequado, elas penetram no núcleo modificando-o que, por ser instável, se desintegraposteriormente. Como surgiu? Foi descoberta quando se bombardeou núcleos de boro e alumínio com partículas alfa, após cessar o ataque com partículas os núcleos continuaram emitindo radiação

2- Defina radioatividade.

R- é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade deimpressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), e consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, rádio e tório serem“instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X).

3- Cite os principais elementos radioativos.

R- Os principais elementos radioativos são o urânio, utilizado como combustível em reatores nucleares, o plutônio, utilizado em bombas nucleares, o iodo, o césio e o cobalto, utilizados no combate ao câncer. Existem muitos outros. O iodo é utilizado no combate ao câncer da tireóide.Isso porque esta glândula utiliza iodo na fabricação de seus hormônios.

4- Cite os principais termos usado na medicina, que tem origem na química nuclear.

R- Na medicina, ela é utilizada no tratamento de tumores cancerosos, na indústria a radioatividade é utilizada para obter energia nuclear e na ciência tem a finalidade de promover o estudo da organização atômica e molecular de outroselementos.

5- Cite as características, a velocidade, poder de ionização, poder de penetração e o dano ao ser humano.
a) das emissões alpha;
R- A radiação alfa é positiva, sendo constituída de dois prótons e dois nêutrons. Seu poder de penetração é baixo, causando pequenos danos ao ser humano.
A radiação alfa também tem um poder de ionização alto, podendo capturar dois elétrons e se tornar umátomo de hélio:
42α2+ + 2 e- → 42He
* Poder de penetração:
A velocidade das partículas alfa é baixa, sendo inicialmente de 3 000 km/s até 30 000 km/s. A sua velocidade média é de aproximadamente 20 000 km/s, que é 5% da velocidade da luz. Por ser lenta, a radiação alfa tem um poder de penetração muito baixo, não atravessando nem mesmo uma folha de papel, roupas ou pele. 
b) das emissõesgama;
R- As radiações gama são ondas eletromagnéticas com alto poder de penetração, podendo atravessar o corpo humano e causar vários danos. seu alto poder de penetração também se deve ao fato de que, como não possui carga elétrica, não sofre interferência dos elétrons e prótons dos átomos dos materiais que atravessa. as emissões gama podem atravessar um corpo humano e causar danos irreparáveis.c) das emissões beta.
R- As emissões beta são formadas por elétrons emitidos com alta velocidade e, portanto, com alta energia, pelos núcleos.
A emissão de uma partícula beta (0-1β) é resultado do rearranjo do núcleo instável do átomo radioativo de modo a adquirir estabilidade. Para tanto, ocorre um fenômeno no núcleo, no qual um nêutron se decompõe originando três novas partículas: um...
tracking img