ESTUDO DIRIGIDO
Cap. 7 – Karl Marx e a história da exploração do homem

1. Respondas às questões abaixo, sobre o conceito de mais-valia:
a. Apresente um exemplo de mais-valia considerandoa atual conjuntura do mercado de trabalho.
b. Qual a diferença entre mais-valia absoluta e mais-valia relativa? Na sua opinião, qual das duas formas gera mais marginalização do trabalhador?c. Leia atentamente o trecho abaixo, retirado do Manifesto Comunista e explique a frase: “não se define o lucro no momento da venda, mas no momento da produção”. Qual a relação com o conceito demais-valia?


“A indústria moderna transformou a pequena oficina do patriarcal mestre de corporação na grade fábrica do capitalismo industrial. Massas de operários, aglomerados nas fábricas, sãoorganizadas como soldados. Como simples soldados da indústria, os operários estão subordinados a uma perfeita hierarquia de oficiais e suboficiais. Não são somente escravos da classe burguesa e doEstado burguês, mas também, diariamente, a cada hora, escravos da máquina, do contramestre e, sobretudo, do próprio burguês individual dono da fábrica”.



2. O conceito de alienação é central naobra marxista. Explique esse conceitos a partir das três “possibilidades” abaixo:
a. alienação dos meios de produção
b. alienação do fruto do trabalho / riqueza
c. alienação daparticipação política

3. Explique: “o capitalismo gera as condições do seu desaparecimento”. Considere essa afirmativa tecendo uma comparação entre a exploração do trabalho à época da RevoluçãoIndustrial e as modernas técnicas de Gestão de Pessoas.


4. Qual a diferença entre trabalhador e proletário?

5. Segundo Marx, a sociedade é dividida em apenas duas classes: capitalistas eproletários. Como são as relações entre essas classes?


6. Podemos afirmar que, com a Revolução Industrial, iniciou-se o processo de expropriação dos meios de produção? Responda a partir das... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). Trabalho de sociologia - marx. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-De-Sociologia-Marx/264970.html

MLA

"Trabalho de sociologia - marx" TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-De-Sociologia-Marx/264970.html>.

MLA 7

"Trabalho de sociologia - marx." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-De-Sociologia-Marx/264970.html>.

CHICAGO

"Trabalho de sociologia - marx." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-De-Sociologia-Marx/264970.html.