Trabalho de sociologia - marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO
Cap. 7 – Karl Marx e a história da exploração do homem

1. Respondas às questões abaixo, sobre o conceito de mais-valia:
a. Apresente um exemplo de mais-valia considerando a atual conjuntura do mercado de trabalho.
b. Qual a diferença entre mais-valia absoluta e mais-valia relativa? Na sua opinião, qual das duas formas gera mais marginalização do trabalhador?c. Leia atentamente o trecho abaixo, retirado do Manifesto Comunista e explique a frase: “não se define o lucro no momento da venda, mas no momento da produção”. Qual a relação com o conceito de mais-valia?


“A indústria moderna transformou a pequena oficina do patriarcal mestre de corporação na grade fábrica do capitalismo industrial. Massas de operários, aglomerados nas fábricas, sãoorganizadas como soldados. Como simples soldados da indústria, os operários estão subordinados a uma perfeita hierarquia de oficiais e suboficiais. Não são somente escravos da classe burguesa e do Estado burguês, mas também, diariamente, a cada hora, escravos da máquina, do contramestre e, sobretudo, do próprio burguês individual dono da fábrica”.



2. O conceito de alienação é central naobra marxista. Explique esse conceitos a partir das três “possibilidades” abaixo:
a. alienação dos meios de produção
b. alienação do fruto do trabalho / riqueza
c. alienação da participação política

3. Explique: “o capitalismo gera as condições do seu desaparecimento”. Considere essa afirmativa tecendo uma comparação entre a exploração do trabalho à época da RevoluçãoIndustrial e as modernas técnicas de Gestão de Pessoas.


4. Qual a diferença entre trabalhador e proletário?

5. Segundo Marx, a sociedade é dividida em apenas duas classes: capitalistas e proletários. Como são as relações entre essas classes?


6. Podemos afirmar que, com a Revolução Industrial, iniciou-se o processo de expropriação dos meios de produção? Responda a partir das fotosda página 16 do material didático.


7. Observe atentamente as imagens abaixo, do Filme Tempos Modernos, e indique os conceitos marxistas que cada uma delas expressa:

a. Máquina de Alimentação

[pic]

b. Trabalho Repetitivo
[pic]


8. Estabeleça uma distinção entre a visão dialética de Marx e a visão do evolucionismo/positivismo. Considere os pontos de vista sobreConflito e sobre Ordem/Consenso, respectivamente. Aborde a questão da transformação social proposta por Marx.



Trabalho de Sociologia
Jéssica Nunes e Cintia – 1º DIREITO

1- a) Segundo Marx a mais-valia significa a diferença entre o valor produzido pela força de trabalho e o custo de sua manutenção, ou seja, o excedente da produção do operário em relação ao seu custo. Nesse sentido,considerando o a atual conjuntura de mercado, um exemplo de mais-valia é o trabalho por comissão, em que o funcionário é obrigado a cumprir metas muito altas de vendas. No entanto, a sua remuneração nunca irá corresponder à quantidade que vendeu, gerando lucro ao dono da empresa.
b) A mais-valia absoluta consiste na intensificação do ritmo de trabalho, através de uma série de controles impostos aosoperários. O capitalista obriga o trabalhador a trabalhar a um ritmo tal que, sem alterar a duração da jornada, produzem mais mercadorias e mais valor.
Já a mais-valia relativa busca ampliar a produtividade física do trabalho pela via da mecanização. Desse modo, a mecanização faz com que a qualidade dos produtos dependa cada vez menos da habilidade e do conhecimento do trabalhadorindividual. Em síntese, graças à maquinaria desenvolvida, produz cada vez mais.
c) O lucro de define no momento da produção porque o capitalista busca o menor custo para uma maior produtividade. Reduzir as matérias-primas ou diminuir a qualidade não adiantaria muito, porém, a intensificação do ritmo do trabalhador a fim de obter o máximo de produção resulta no maior lucro, ou seja, utilizando-se...
tracking img