Trabalho de sociologia - Karl Marx conceitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Professora Alessandra Chacham

Definição dos termos a seguir na visão de Karl Marx e transcrição de um trecho do Manifesto Comunista que se relacione com cada um deles: Dialética, Materialismo Histórico, Modo de Produção, Meios de Produção, Relacões Sociais de Produção, Luta de Classes, Alienação, Mais-Valia (absoluta e relativa), Infra-estrutura e Superestrutura,Classe em si e Classe para si, Ideologia Dominante, O papel do Estado segundo Marx e Fetichização da Mercadoria.

Dialética: Muitos estudam o fato de a dialética em Marx ser uma desconstrução da dialética em Hegel. Hegel afirmava que a dialética se dividia em três etapas que seriam TESE, ANTÍTESE e SÍNTESE. Desse modo, as mudanças (fraquezas e limites de um sistema) trazidas por uma ANTÍTESE dariamorigem a uma nova TESE – que seria uma nova ideologia – que, então, mudariam as relações de uma sociedade – a SÍNTESE. Porém, para Marx, não seria uma ideologia que mudaria as relacões sociais, e sim as novas relações sociais, que surgissem com tais contradições, que trariam consigo uma nova ideologia dominante.
Trecho: “A burguesia vive em guerra perpétua; primeiro contra a aristocracia; depois,contra as frações da própria burguesia cujos interesses se encontram em conflito com os progressos da indústria; e sempre contra a burguesia dos países estrangeiros. Em todas essas lutas, vê-se forçada a apelar para o proletariado, reclamar seu concurso e arrastá-lo assim para o movimento político, de modo que a burguesia fornece aos proletários os elementos de sua própria ideologia política,isto é, armas contra ela própria.”
Materialismo Histórico: é o resultado do estudo da dialética por Marx e, por isso, pode ser também chamado de “dialética materialista”. Segundo Marx, existe um domínio do mundo material sobre o mundo das idéias e, logo, afirma que as relações materiais – mudanças tecnológicas e no modo de produção – é que determinam as novas ideologias dominantes (mudançaspolíticas, sociais e jurídicas). Desse modo, a história seria movida pelas transformações no plano material para, depois, se guiar pou um novo modo de vida.
Trecho: “A descoberta da América, a circunavegação da África ofereceram à burguesia em assenso um novo campo de ação. Os mercados da Índia e China, a colonização da América, o comércio colonial, o incremento dos meios de troca e, em geral, dasmercadorias, imprimiram um impulso, desconhecido até então, ao comércio, à indústria, à navegação, e, por conseguinte, desenvolveram rapidamente o elemento revolucionário da sociedade feudal em decomposição.”
Modo de Produção: é o modo em que se produz as necessidades básicas para a sobrevivência e reprodução de uma sociedade. É, então, um processo pelo qual a sociedade age sobre os bens naturais a fimde satisfazer as suas necessidades e que muda a cada ruptura sofrida pelos avanços tecnológicos. O modo de produção é dividido em Meios de Produção e Relações Sociais de Produção, sendo, então, responsável por obstáculos significativos na continuidade da história da sociedade.
Trecho: “A burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessamente os instrumentos de produção, porconseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais. A conservação inalterada do antigo modo de produção constituía, pelo contrário, a primeira condição de existência de todas as classes anteriores.”
Meios de Produção: são todos os objetos de trabalho utilizados durante o processo da produção de algum bem, que transforma a natureza em mercadoria. Incluem instrumentos de produção– como as máquinas e ferramentas -, as instalações – fábricas, armazéns, edifícios -, fontes de energia, entre outros. A maior parte desses meios, no contexto do capitalismo, são monopólio dos burgueses, que exploram a força de trabalho do proletariado – também considerado como meio de produção.
Trecho: “Sujeição das forças da natureza pelo homem, maquinárias, aplicação da química na...
tracking img