Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia da Educação: 2010. Dez folhas. Trabalho ao curso de Pedagogia (Sociologia da Educação) –

RESUMO

PARA EXPLICAR A EXISTÊNCIA DO HOMEM PRECISAMOS BASEAR SUA AÇÃO DENTRO DA SOCIEDADE, E PARA DISCUTIRMOS OS FENÔMENOS SOCIAIS E A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA É NECESSÁRIO ANALISARMOS ESSAS RELAÇÕES COMO FRUTO DE ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS DERIVADOS DA AÇÃO HUMANA.
Asociologia surge como ciência em determinado momento histórico no intuito de analisar as relações estabelecidas pelo homem na sociedade.
O pensamento de Karl Marx é critíco e ele acredita que o trabalhador é o grande responsável pela transformação da realidade social.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 05

2 A SOCIOLOGIA 06

3 PENSAMENTO DE KARL MARX 07

4 CONCLUSÃO 09

REFERÊNCIAS10

INTRODUÇÃO

A sociologia é a ciência que estuda o homem em grupo, constitui em um projeto intelectual contraditório.
Para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários.
Historicamente, a sociologia é um conjunto de conceitos, de técnicas e demétodos de cada passo da sociedade capitalista.
Karl Marx é um dos pensadores mais privilegiados de todos os tempos. Ele pertence ao seleto grupo de homens que transformaram o mundo. Seus pensamentos e idéias modificaram a forma de como vemos nossas relações econômicas, sociais e culturais. Além de mudar nossa compreenção sobre a história da humanidade, elas também foram colocadas emprática e ajudaram a construir uma nova história. A contribuição do pensamento de Karl Marx tem sido fundamental para compreendermos de forma crítica como o mundo funciona, principalmente sob o ponto de vista econômico.

A SOCIOLOGIA

A sociologia é uma ciência que ajuda a interpretar o novos problemas sócias, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meioe os processos que interligam os indivíduos em associações e grupos. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.
A sociologia tem como objeto de estudo as relações que o homem estabelece em sociedade, ela traz alguns elementos que despertam a reflexão sobre as condições sociais de sobrevivência. Ela surgiu como expressão de alguns pensadoresque buscaram refletir sobre novos problemas sociais, resultantes da Revolução Industrial e da Revolução Francesa que deram início a novos paradigmas econômicos, políticos, culturais e sociais. Porém a sociologia só consolidou-se como ciência apenas no século XIX, mas as condições que determinaram seu surgimento começaram a se desenvolver bem antes. Embora não haja uma vinculação direta, osacontecimentos que atingiram a Europa desde o século XV, como as grandes navegações, o renascimento e a reforma protestante e a partir do século XVIII a Revolução Industrial, o Iluminismo e a Revolução Francesa, foram fundamentais para a compreensão das condições históricas que fertilizaram o terreno para que a sociologia pudesse surgir e desenvolver-se como ciência da sociedade.
ARevolução Industrial e a Francesa patrocinaram a instalação definitiva da sociedade capitalista. A Revolução Industrial determinou o triunfo da indústria capitalista como a introdução da máquina a vapor, o controle de máquinas, terras e ferramentas onde as massas humanas eram simples trabalhadores.
A criação da sociologia não é obra de um só filósofo, mas o trabalho de váriospensadores empenhados em compreender as situações novas de existência que estava em curso.E os três autores principais da sociologia clássica são: Emile Durkheim, Karl Marx e Max Weber, porém cada um tem uma forma de interpretar e de ver a sociedade. Vamos falar do pensamento marxista de Karl Marx.

Pensamento de Karl Marx

[pic]

O marxismo procura...
tracking img