Trabalho de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

CURSO: HISTÓRIA (LICENCIATURA)2009

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

ACADÊMICA: DAYANNE DOS SANTOS ATAÍDE

2009361003



















A TEORIA GENÉTICA DAAPRENDIZAGEM





















MACAPÁ

2009

A TEORIA GENÉTICA DA APRENDIZAGEM



Trata-se de uma das teorias psicológicas que mais tem contribuído para a renovação do ensino. Antes de mais nada, aposição de Piaget quanto à aprendizagem só pode ser entendida dentro do marco teórico traçado por esse autor.

Jean Piaget (1896-1980) interessa-se desde o começo pelas questões epistemológicas– como é possível o conhecimento?; como se pode passar de um conhecimento maior para um menor?; que papel tem o indivíduo no ato do conhecimento? Piaget defendia que o conhecimento vai sendoconstruído – não é inato –e que, nessa construção, o indivíduo tem um papel especial – o seu conhecimento não é simplesmente uma cópia da realidade como os empiristas crêem.

O SUJEITO CONSTRÓI O SEUCONHECIMENTO

O sujeito tem o protagonismo da aquisição de conhecimentos, ou melhor dizendo, as ações do sujeito o tem. Na acepção mais geral, esse postulado pode parecer trivial hoje em dia. Há poucosautores que negam que, no processo de aquisição de novos conhecimentos, o sujeito é um organismo ativo que seleciona as informações que lhe chegam do mundo exterior, filtrando-as e dando-lhes sentido.Para Piaget, conhecer é atuar diante da realidade que nos envolve. O sujeito conhece na medida que modifica a realidade através de suas ações.

Contudo, atuar no sentido piagetiano não se pode traduzirnecessariamente por ações e movimentos externos visíveis. Na maioria dos casos, porém, essa atividade é interna, mental, ainda que se possa basear em objetos físicos.

ESQUEMAS DE AÇÃO E ESQUEMAS DECONHECIMETO

Ainda que compartilhem muitos pontos – totalidades organizadas e relacionadas entre si, permitindo ao sujeito atribuir um significado à realidade e modificando-se com o tempo – os...
tracking img