Trabalho de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO


DE


PSICOLOGIA

ORGANIZACIONAL





CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Nome: Juliana A. Cruz

Profª Rute Maria S. Mattos.


INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA


Conceito de Psicologia
Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e os processos
mentais (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes).

A palavra Psicologia é derivada de palavras gregas:Psico (psyché = alma)

Logia (logos = estudo)


Com o passar do tempo ® estudo da mente, comportamento.

Depois ® Estudo do comportamento dos organismos

Hoje ® Psicologia é a ciência que estuda o comportamento (modo de ser) e
os processos mentais. A ênfase da psicologia está no ser humano como indivíduo.


Conceito de Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é uma áreada psicologia voltada para o estudo do comportamento humano dentro das organizações (mais frequentemente às empresas). Nesta área estuda-se as relações dos diferentes indivíduos dentro de uma organização e como eles podem trabalhar por um bem comum.

A Psicologia Organizacional, também chamada de Psicologia do Trabalho, existe como área de atuação de várias formas dentro das grandesorganizações. Na maioria das empresas, os profissionais da área são contratados como Analistas de Recursos Humanos, Consultores Internos de Recursos Humanos ou de Gestão de Pessoas e atuam em todos os subsistemas de Gestão de Pessoas, principalmente em Recrutamento e Seleção e em Treinamento Profissional.

Entre as atividades exercidas pelo profissional que atua dentro da área de psicologia organizacionalestão: avaliação de ações de treinamento, desenvolvimento e educação, planejamento de gestão de pessoas, planos de ascensão profissional, orientação de carreira etc.
Esse campo permite atuar no aperfeiçoamento e melhoria das condições de vida, trabalho e saúde dos colaboradores, propiciando condições adequadas para que os mesmos executem suas atividades, atinjam suas metas e se desenvolvamprofissionalmente.


Atividades relacionadas ao profissional da psicologia organizacional

Implantação da política de recursos humanos das organizações;

Descrição e análises de trabalho (profissiográfico, ocupacional, de posto de trabalho etc.)

Recrutamento e seleção, utilizando métodos e técnicas de avaliação (entrevistas, testes, provas situacionais, dinâmica de grupo, etc.);

Programas detreinamento e desenvolvimento;

Avaliação pessoal, objetivando subsidiar as decisões, tais como: promoções, movimentação de pessoal, planos de carreira, remuneração, programas de treinamento e desenvolvimento, etc;

Capacitação e desenvolvimento de recursos humanos;

Segurança do trabalho;

Organização do trabalho e definição de papéis ocupacionais: produtividade, remuneração, incentivo,rotatividade, absenteismo e turnover;

Identificação das necessidades humanas em face da construção de projetos e equipamentos de trabalho (ergonomia);

Programas educacionais, culturais, recreativos e de higiene mental, com vistas a assegurar a preservação da saúde e da qualidade de vida do trabalhador;

Processo de desligamento de funcionários, no que se refere a demissão e ao preparo paraaposentadoria, visando a elaboração de novos projetos de vida.













1




2 SER HUMANO: UM SER BIO-PSICO E SOCIAL


Em muitos cursos de ciências humanas e mais notadamente nos cursos de psicologia, afirmam que o homem é um ser “bio-psico-social”.

Quando essa afirmação é feita, estão dizendo aquilo que tornou a psicologia possível, ou seja, a psicologia surgiu comodisciplina que analisará essa afirmação, através da qual o homem buscará conhecer se a si memo.
Quando um psicólogo diz que o homem é um ser bio-psico-social, está levando em consideração a junção de três fatores diferentes:

Fator biológico: O homem em sua biologia; seus gens; fazendo parte de uma espécie animal, sendo seu lado biológico explicado por uma perspectiva mais naturalista,...
tracking img