Trabalho de psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO DE APRENDIZAGEM-PSICOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL

Manaus
2011

MARIDES MARÇAL FERREIRA
ELANE REIS CASTRO

CLICIA XAVIER
GISELE GAMA DOS SANTOS

DESAFIO DE APRENDIZAGEM-PSICOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL

Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade AnhangueraUniderp-Polo Manaus, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Psicologia Social e Serviço Social. Ministrado pela tutora à distância, Profª Karem A.G. Rojas e com a tutora presencial Profª Hellen Bessa de Oliveira


Manaus2011

Introdução
Neste trabalho,procurou-se aborda os comportamentos sociais básicos, dentro da psicologia social ,propondo contribuir dentro da alçada do serviço Social as mudanças presentes na sociedade e atribuindo sentido as relações sociais e interações entre as pessoas.

PERCEPÇÃO SOCIAL
A percepção social tem a função cerebral que atribuisignificados a estímulos sensoriais, a partir do histórico de vivências passadas. Através da percepção, um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado que o rodeia. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.
A percepção também é um processo cognitivo, que pode ser descrito com a forma como vemos o mundoa nossa volta, o modo segundo o qual o indivíduo constrói em si a representação e o conhecimento que possui das coisas, pessoas e situações, ainda que por vezes seja induzido ao erro.
Dois indivíduos, da mesma faixa etária, que sejam sujeitos ao mesmo estímulo, nas mesmas condições, captam selecionam, organizam e interpretam com base num processo perceptivo individual segundo as suas necessidadesvalores e expectativas. Este processo está na base das interações sociais: Consiste na formação de impressões acerca dos outros.O modo como percepcionamos as situações sociais e o comportamento dos outros orienta o nosso próprio comportamento;A percepção social está muito relacionada com os grupos sociais, com o contexto social em que a pessoa está inserida. Ou seja, quando olhamos para algo,olhamos com os óculos da sociedade. Podemos relacionar que a mulher está inserida no contexto de uma sociedade mais violenta devida o espaço em que se ocupa no âmbito familiar, trabalhando com salários mais baixos e sendo chefes de família.
Linguagem e comunicação
Desde que o homem surge no planeta, ele se mostra um bicho diferente dos outros: enquanto as demais espécies de animais se adaptam aomeio ambiente em que vivem ou são extintas justamente porque essa adaptação não ocorre, o bicho homem é o único capaz de transformar o meio quando não consegue se adaptar nele. Essa capacidade é a inteligência humana. Além de ser inteligente, o homem desde cedo mostra que não consegue viver sozinho: propenso a viver em grupos, o homem é um ser social por excelência. Para que pudesse expressar aosdemais seres de sua espécie, de seu grupo, seus conhecimentos, suas experiências, seus desejos, enfim, sua visão de mundo, o homem – também graças à sua inteligência – inventou a LINGUAGEM DE COMUNICAÇÃO:
“Comunicação é o modo através do qual as pessoas compartilham experiências, idéias e sentimentos. Ao se relacionarem, como seres interdependentes, influenciam-se mutuamente e, juntas, modificama realidade onde estão inseridas.” Em meios as pesquisas com os integrantes dos grupos constatamos o quanto a comunicação influenciam em nossas vidas. Vivemos em um mundo cuja globalização atingiu tal ponto que são poucas as comunidades que não tem acesso a algum meio de comunicação. O momento atual tem sido chamado de era das comunicações, já que o avanço tecnológico e o crescimento do acesso...
tracking img