Trabalho de psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 04

2. APRESENTAÇÃO 05

3. COMO NOS TORNAMOS SOCIAIS 06

4. CONSCIENCIA DE SI 06

5. LINGUAGEM 07

6. HISTORIA VIA FAMÍLIA E ESCOLA 08

7. O INDIVIDUO NA COMUNIDADE 09

8. TRABALHO E CLASSE SOCIAL 10

9. CONCLUSÃO 11

10. SINOPSE DO FILME 12

11. BIBLIOGRAFIA 13

















1.INTRODUÇÃO




O trabalho a seguir, propõe-se a relacionar as experiências de vida mostradas no filme “TaareZameer Par”, e as teorias abordadas no livro O que é Psicologia, tendo como objetivo colocar na pratica as teorias aprendidas em aula.









































2. APRESENTAÇÃO: (LIVRO E FILME)
O livro a ser apresentado O que éPsicologia Social foi escrito pela autora Silva.T.Maurer. Lane São Paulo,editora brasiliense,2006.
A autora apresenta “O que é Psicologia Social?” com uma linguagem de fácil compreensão.Enfatiza os principais conceitos do que seja a Psicologia Social,Lane fala sobre alguns temas,dos quais, como nos tornamos sócias, como apreendemos o mundo que nos cerca, a história via família e escola, trabalho eclasse social, o individuo na comunidade e a psicologia social no Brasil.O livro tem um total de 87 paginas.
Em um primeiro momento a autora define que a psicologia é a ciência que estuda o comportamento, e enquanto a psicologia social estuda o comportamento do individuo nas suas relações sociais.
Quando o comportamento se torna social?
Sendo assim,cada organismo tem suas característicasespecíficas, que se dá através do ambiente em que se encontra que,proporciona essa diferenciação de cada um. Essas influências que o individuo recebe do meio social,acontece desde o momento em que nascemos.
Esta influência histórica,social se faz sentir,primordialmente,pela aquisição da linguagem,e,de acordo com as palavras,através dos significados atribuídos por um grupo social,por umacultura,determina uma visão do mundo,um sistema de valores, e consequentemente,ações,sentimentos e emoções decorrentes.
Relacionamos o livro O que é Psicologia Social e o filme TaareZameen Par(como as estrelas na terra),lançado no final de 2007 pelo produtor e diretor AamirKlan.
O filme conta a história de um menino de nove anos que não possui muito amigos.
Vive com a família em uma pequena comunidade daIndia.Ishaan apresenta muitas dificuldades na escola,correndo o risco de ser reprovado novamente pela segunda vez. Já seu irmão é o melhor da classe,com notas altas sucessos nos esportes. Após uma reunião como professoresde Ishaan,que informa aos pais,que o menino não apresenta avanços na escola,o pai decide enviar o garoto para a um colégio interno,para que seja disciplinado e consiga êxito nosestudos.
Depois de um período em que Ishaan se sente cada vez mais triste e solitário,sofrendo severas punições dos professores, ele conhece o professor Nikumbh, que além do trabalho no colégio ,leciona também em um colégio para crianças com necessidade educacionais especiais.É o professor Nikumbh que descobre que Ishaan tem dislexia e,com ajuda dele,junto com outros professores e com a família deIshaan,o garoto começa a compreender o mundo da leitura e da escrita e vê sua infância toma um rumo diferente e volta a sorrir e brincar.

3. COMO NOS TORNAMOS SOCIAIS
A nossa vida é caracterizada por participações em grupo, a qual é necessária para a nossa sobrevivência, como os grupos de lazer ou aqueles que se formam em função de um objetivo imediato.
No filme Ishaan ummenino de nove anos, que gosta de se sentir livre, debrincar com peixes, cachorros, desenhar, pintar e fazer diversas viagens pelo mundo da imaginação, é alegre, mas não é de falar muito, porem Ishaan apresenta dificuldade com a leitura e escrita, embora se esforce bastante, para apreender. Devido s dificuldade no aprendizado, suas referências sociais (amigos e família) são complicadas, com um...
tracking img