Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do texto Mestres de Amanhã (Anísio Teixeira)

A presente abordagem converge especificamente para os professores da escola primária e da escola secundária, que apresenta maior necessidadede mudança, movido pela nova fase da civilização industrial, com a explosão dos conhecimentos, o desenvolvimento da tecnologia e a complexidade da sociedade moderna.
A realidade atual preparava oaluno para uma sociedade mais singela do que a sociedade moderna. Formavam-se escolas intelectualmente desambiciosas, formando jovens para o convívio político, social e econômico para um trabalhocompetitivo, mas que se acreditava singelo e homogêneo.
Nossos tempos pediam forte educação intelectual, a despeito das aptidões e interesses e de diferentes carreiras.
Enquanto isso a civilizaçãocontemporânea apresentava grande desenvolvimento científico, na indústria a automação, na vida econômica, na opulência, ao desenvolvimento dos meios de comunicação.
Partindo da comunicação oral,passando para à escrita, livro, jornal, cinema, telefone, rádio, televisão, o homem passou a ser habitante não só de sua rua, mas de todo o planeta, tomando ciência de toda a informação e visualizandotoda a cultura mundial, tanto a antiga, quanto a atual.
A educação para este período de civilização ainda precisa ser concebida e planejada e, para excuta-la, um novo mestre, dotado de grau de culturae de treino.
Resguardava-se às universidades a liberdade e a independência, para serem as guardiãs das culturas. Com a expansão dos meios de comunicação, passou o mestre a ser um mero contribuintena formação do aluno, o qual recebe incrível massa de informações de forma desordenada, ficando os mestres preparados para ministrar a cultura muito mais simples e paroquial do século passado.
Comos modernos meios de comunicação, que tornaram nosso planeta um pequenino planeta, com os novos recursos tecnológicos, há que alterar a formação do mestre para essa nova tarefa transformando-o em...
tracking img