Trabalho de proteinas lipidios e carboidratos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conclusão:
As proteínas, além de constituírem o componente celular mais abundante, são as moléculas mais diversificadas quanto à forma e função. As funções que desempenham são estruturais e dinâmicas. Formam os componentes do esqueleto celular e de estruturas de sustentação, como, por exemplo, o colágeno e a elastina. Participam de quase todos os processos biológicos, já que incluem as enzimas,que catalisam as milhares de reações químicas extraordinariamente diversas que ocorrem nos organismos. Uma outra função dinâmica das proteínas é o transporte de moléculas. O transporte de oxigênio por hemoglobina e mioglobina no sangue e músculos, respectivamente.
Os lipídios definem um conjunto de substâncias que, ao contrário de outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas poralgum grupo funcional em comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água.
Juntamente com as proteínas, ácidos nucléicos e carboidratos, são componentes essenciais das estruturas biológicas, e fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas.

Dentre as diversas funções atribuídas aos carboidratos, a principal é a energética. Também atuam comoelementos estruturais e de proteção na parede celular das bactérias, fungos e vegetais, bem como em tecidos conjuntivos e envoltório celular de animais. Agem como lubrificantes das articulações esqueléticas e fornecem coesão entre as células. Podem funcionar como sinalizadores celulares. Alguns carboidratos, como a ribose e a desoxirribose, fazem parte da estrutura de nucleotídeos e dos ácidosnucleicos.

Proteínas

As proteínas e o metabolismo de construção
- Os papéis das proteínas
Há três principais papéis desempenhados pelas proteínas nos seres vivos. Algumas proteínas são estruturais, ou seja, constroem a matéria viva. Outras funcionam como enzimas, tendo o papel de catalisar reações. Outras, ainda, os anticorpos, desempenham papéis de defesa nos animais, contra a invasão demicroorganismos.

- As constituição das proteínas
São macromoléculas constituídas pela reunião de pequenas unidades os aminoácidos. Existem 20 tipos diferentes de aminoácidos na natureza.
Os aminoácidos se ligam entre si por ligações peptídicas. Moléculas com pequeno número de aminoácidos são ditas polípeptídeos. Acima de 80 aminoácidos, fala-se em proteína.
As proteínas podem diferir, uma emrelação à outra, em vários aspectos. Inicialmente, quanto ao tamanho, que depende do número de aminoácidos que as constituem. Em seguida, quanto aos tipos de aminoácidos; e, por fim, quanto à sequência. Todos esses fatores fazem comque as proteínas sejam muito variadas.
Quando comemos proteínas, elas são ‘desmontadas’ no nosso sistema digestório, originando aminoácidos, que penetram nas células. Nointerior de cada célula, os aminoácidos se ligam uns aos outros, porém na sequência correta para produzir as proteínas características de nossas células e de nosso organismo. Essa montagem ocorre em organoides chamados ribossomos, sendo controlada, geneticamente, pela ação do DNA.
Quando uma proteína é estudada em relação à composição do fio protéico ( número de aminoácidos, tipos utilizados esequência), fala-se em estrutura primária. Geralmente, as proteínas se apresentam enroladas em forma de hélice: é a estrutura secundária. A hélice, por sua vez, se dobra sobre si mesma, adquirindo um forma própria no espaço, que é chamada estrutura terciária.
Quando uma proteína é estudada em relação à composição do fio protéico (número de aminoácidos, tipos utilizados e seqüêncial), fala-se emestrutura primária. Geralmente, as proteínas se apresentam enroladas em forma de hélice é a estrutura secundária. A hélice, por sua vez, se dobra sobre si mesma, adquirindo uma forma própria no espaço, que é chamada estrutura terciária.
Em última análise, a forma da proteína (ou sua estrutura terciária) depende da sequência de aminoácidos presentes no fio protéico.
O papel biológico de uma proteína...
tracking img