Etica e os principios fundamentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

2 DESENVOLVIMENTO .....................................................................................3

3 .................... 2

4 CONCLUSÃO 2

REFERÊNCIAS 2

INTRODUÇÃO

O nosso objetivo é oferecer embasamento teórico sobre a ética, e discutir sobre a importância da pratica profissional do assistente social frente sua atuação com o código deética e com a lei que regulamenta a profissão, avaliar junto a essas praticas como se da à relação, atribuições, competência e critica no cotidiano profissional.
Contextualizamos o Serviço social na década de 30 vinculado a igreja católica, objetivando zelar pelos seus interesses e proteger a família que estava ameaçada perante o comunismo.
Vamos discorrer a década de 1947 quando ocorre a aprovaçãodo primeiro código de ética, através da Associação Brasileira de Assistentes Sociais, com conceitos ligados a preceitos da Igreja Católica.
Na década de 60, houve uma reformulação no código de ética e em 1965 aconteceram algumas mudanças, mas ainda com influência religiosa. Tendo como mudanças as tendências conservadora tradicional, a modernização conservadora que propunha mudanças, mas semdesvincular do conservadorismo, e por fim a ruptura do conservadorismo. Diante destas tendências surge o movimento de reconceituação, crítico, questionador sobre a prática da categoria e sociedade, com críticas ao conservadorismo da profissão.
Na década de 70 precisamente em 1975, os assistentes sociais debateram e formularam o código de ética da profissão, em pleno regime militar. Neste período,inovou com os Institutos de Defesa social, o exercício da profissão sendo regida pelos seus direitos e deveres e a criação dos instrumentais da profissão.
No código de 86 o modelo ditatorial entra em crise, começa os movimentos sociais organizados pela classe trabalhadora, sindicatos e até a igreja católica guiado pela teologia da libertação que lutavam pela democracia no país.
Em 1993, estãoinscritos onze princípios básicos: liberdade individual; defesa dos direitos humanos; ampliação da cidadania; democracia; equidade e justiça social; eliminação de toda a forma de preconceito; garantia de pluralismo; opção de um projeto profissional voltada para uma nova ordem profissional; articulações com outras categorias; qualidades de serviços prestados; e livre de discriminação.Desenvolvimento

O processo histórico denota a necessidade de contextualizarmos a ética na profissão do Serviço Social, num momento em que as necessidades e novas visões acarretaram na reformulação, ou seja, revisão para concretizar e efetivar as exigências e adequar a profissão não como vocação e sim para atender as demandas da questão social, tão eminentes na sociedade, ocasionada principalmente pelaindustrialização tardia no Brasil.

Contudo, torna-se o Serviço Social uma profissão liberal onde a matéria prima é o ser humano, com todas suas particularidades e problemáticas decorrentes essencialmente do capitalismo onde se configura a desigualdade social desse antagonismo de classes.

Na década de 30 pautado no humanismo de cunho católico que buscava o ajustamento do individuo foi engendrado ocódigo de ética com base no neotomismo, seguindo com valores a dignidade humana, autodeterminação e o bem comum, com ação fundamentada na preocupação em especializar- se nos EUA importando metodologia e novas técnicas.

No entanto devido a grandes acontecimentos decorrentes do momento histórico, houve necessidade de reavaliar os preceitos que regiam o código de 47, para determinados fatores quedesencadearam esse processo que ocorreu em 65, embora, com visão mais moderna que embasava se nos preceitos católicos com base no assistencialismo, apesar da modernização do período desenvolvimentista, surgiam pequenos vestígios de democracia e o período de reconceituação do Serviço Social, que buscava romper com o tradicionalismo.

Entretanto persistiu no conservadorismo arraigado, mas em...
tracking img