Trabalho de producao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE METROPOLITANA DE CURITIBA – FAMEC
BRUNA RITA
CARINA BARBOZA PEREIRA
MARIA DANIELLE DE OLIVEIRA
SUELI MARIA FERNANDES DE OLIVEIRA












ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO – BROSE DO BRASIL














SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
MAI/2011
FACULDADE METROPOLITANA DE CURITIBA – FAMEC
BRUNA RITA
CARINA BARBOZA PEREIRA
MARIA DANIELLE DE OLIVEIRA
SUELI MARIAFERNANDES DE OLIVEIRA












ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO – BROSE DO BRASIL


Trabalho apresentado para a disciplina de Administração da Produção, ministrado pelo professor Jusirmar Alves da Cruz, 4° período de Administração da Faculdade Metropolitana de Curitiba – Famec.












SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
MAI/2011
SUMÁRIORESUMO
Este trabalho investiga o alinhamento das estratégias de produção com as estratégias competitivas adotada pela empresa Brose do Brasil situada no pólo industrial da região de São José dos Pinhais — PR. Os questionários aplicados durante as entrevistas e as observações diretas no chão-de-fábrica foram as principaisferramentas escolhidas para coleta de dados. Os resultados da pesquisa de campo revelaram que a empresa produz linhas variadas de produtos como: ajustador de banco, levantadores de vidros e módulos de porta , . A empresa mostra que as prioridades competitivas da estratégia de produção é predominantemente qualidade e custo. Observou-se também que ela tem muitos recursos como: sistemas de medidas,programas voltados para a gerência da qualidade, sistemas que objetivassem a redução do custo de produção. As preocupações com a competitividade ocorrem em longo prazo e são formalizadas em estratégias empresariais.
Palavras-chave: Estratégias de produção, estratégias competitivas, qualidade, custo, indústria automotiva.



INTRODUÇÃO


Vivemos dias desafiadores dentro do contextoempresarial, face á concorrência acirrada que as organizações enfrentam em parte devido à abertura do comércio global. Nesse sentido, nos dias atuais os dirigentes precisam buscar maneiras de tornar as organizações em que estão inseridos em entidades competitivas para que sobrevivam neste novo cenário. Toda a empresa deve se engajar nessa tarefa, como os departamentos de marketing e financeiro paracontribuir com a estratégia corporativa estabelecida pela empresa com base no mercado em que atuam e o produto que fornecem. Assim, a função produção também possui importância na busca por competitividade e contribui para as prioridades competitivas, como baixo custo, alta qualidade, entrega rápida, flexibilidade e atendimento. Nesse trabalho, vemos na prática como função o planejamento estratégicodentro da produção faz com que a Brose se mantenha com alicerces firmes dentro do mercado automobilístico com o intuito de estar sempre se mantendo competitiva diante dos seus concorrentes. A Brose busca e aplica ferramentas da qualidade dentro de todo o processo da linha de produção, fazendo que se torne uma cadeia de ações que qualifiquem cada vez mais a sua mão de obra e os processos damanufatura da empresa.


1 METODOLOGIA



O trabalho foi desenvolvido através de pesquisas e visita a empresa Brose do Brasil , que foi realizada no dia 11 de Abril de 2011, no qual foram apresentado o vídeo institucional da Empresa pela Coordenadora de Marketing Lia Donini . O Engenheiro Ambiental Robson Silva nos apresentou sobre o trabalho de Gestão de Resíduos que a empresadesenvolve . O coordenador industrial Eduardo Silva nos forneceu todas as informações possíveis em relação à estratégia de produção da Brose do Brasil. Cada encarregado de setor contribuiu também para um maior conhecimento do funcionamento da empresa, nos dando oportunidade para agregarmos mais informações da referida empresa.
Dentro das teorias, o trabalho foi embasado em consultas ao acervo...
tracking img