Antropologia questoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas
1. A reflexão do homem sobre o homem e sua sociedade, e a elaboração de um saber.
2. No final do século XVIII.
3. O pensamento tinha sido até entao mitológico, artístico, teológico, filósofico, mas nunca científico no que diz respeito ao homem em sí.
4. Segunda metade do século XIX, durante a qual a antropologia se atribui objetos empíricos autonômos, as sociedades entao ditas"primitivas", ou seja, exteriores as áreas de civilização européias ou norte americanas.
5.As sociedades estudadas pelos primeiros antropologos sao sociedades longínquas, que são sociedades que tiveram pouco contato com outras, sao de dimensões restritas, com tecnologia pouco desenvolvida, e nas quais há uma menor especialização das atividades e funções sociais.
6. Iriam permitir a compreensão, comonuma situção de laboratório, da organização "complexa" de nossas próprias sociedades.
7.O objeto empírico escolhido estava desaparecendo (as sociedades "primitivas") porque eles se perguntaram se com o fim do "selvagem" há de causar a morte daqueles que haviam se dado como tarefa de estudo.
8. 1- o antropologo aceita sua , por assim dizer, sua morte, e volta para o ambito das outras cienciashumanas. 2- Ele sai em busca de uma outra área para investigação, o camponês sendo objeto ideal de estudo. 3 - Ele afirma a especificidade de sua, através de uma abordagem epistemológica constituinte.
9. O estudo do homem inteiro e o estudo do homem em todas as sociedades, sob todas as latitudes em todos os estados e em todas as épocas.
10. Uma abordagem interativa que objetive levar emconsiderção as multiplas dimensões do ser humano em sociedade.
11. Antropologia biologica - designa as variaçoes dos caracteres biológico do homem no espaço e no tempo, sua problematica é o estudo do patrimonio genetico e o meio (geografico, social, ambiental)
12. Antropologia pré-historica - estudo do homem através de fóseis
13. Antropologia Linguistica - através dela uma sociedade se expressa e expressaseus valores, suas preocupações e seus pensamentos
14. Antropologia psicologica - consiste no estudo dos processos e do financiamento do psiquismo humano
15. Antropologia social e cultural – (etnologia) - diz respeito a tudo que compõe uma sociedade, seus modos de produção econômico, tecnicas, organização política e jurídica, genealogia, sistema de conhecimento etc.
16. Que por não ter contatoas outras culturas externas a nossa acabamos nos alienando e reprovando a cultura externa, sem ao menos saber o valor e o significado dela para outra sociedade, ainda nos damos ao direito de achar que o que vem de fora "o estranho" está "errado", sendo que nunca paramos para pensar se o que fazemos de acordo com nossa cultura, é "errado".
17. Com a expêriencia da alteridade, onde conseguimos veraquilo que nem poderiamos imaginar, e aos poucos podemos ver que nossos comportamentos nao tem nada de "natural", começamos entao a nos surpreender com aquilo que diz respeito a nós mesmo.
18. É a capacidade para se diferenciar um dos outros, para elaborar costumes, línguas, modos de conhecimento, instituições, jogos profundamente diversos. Pois se há algo particular nessa espécie humana, é suaaptidão à variação cultural.
19. A abordagem antropológica provoca, assim, uma verdadeira revolução epistemológica, que começa por uma revolução do olhar. Ela implica um descentramento radical, uma ruptura com a idéia de que existe um "centro do mundo", e, correlativamente, uma ampliação do saber e uma mutação de si mesmo.
20. " Eu sou mil possíveis em mim; mas não posso me resignar a quererapenas um deles".
21. A alteridade é uma relação que nos permite deixar de identificar nossa pequena província de humanidade com a humanidade, e correlativamente deixar de rejeitar o presumido "selvagem" fora de nós mesmos. O "estranhamento" é o processo de contato, é a perplexidade, provocada pelo encontro das culturas que são para nóas as mais distantes, e cujo encontro vai levar a uma...
tracking img