Trabalho de plano de incinerador de reisduos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE RESÍDUOS |

A Gestão de Resíduos, sejam eles domiciliares, hospitalares, industriais ou agropecuários, inicia antes de sua geração. A Lv Soluções Ambientais, defende uma gestão integrada, que utilize uma série de recursos e tecnologias para transformar resíduos em matéria prima e reduzir o impacto negativo dos resíduos sobre o meio ambiente.
Antes da geração do resíduo deve haveruma séria preocupação com a
redução da geração do resíduo, a substituição de materiais nocivos por mais inofensivos, a reutilização de materiais sem dispêndio de energia com reciclagem, ou até, se possível, a não-geração de resíduo.
Mas, uma vez que o resíduo foi gerado, é necessário gerenciá-lo da melhor forma possível. Alguns tipos podem ser encaminhados diretamente para areciclagem, seja de matéria ou de energia. Outros precisam de um tratamento prévio, como resíduos hospitalares ou químicos. A melhor opção de tratamento ou reciclagem deve contemplar o gasto de energia no processo, no transporte, a possível poluição da água, do solo e do ar.
Ao final, após o tratamento e/ou reciclagem, sobra ainda resíduo que deve ir para um aterro o melhor possível. No entanto, aquantidade a ser destinada ao aterro deve ser controlada, pois ali estará sempre representando um perigo para a sociedade e o meio ambiente. Um passivo ambiental que poderá permanecer por várias gerações.

CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS |

Segundo a Norma ABNT NBR 10004:

Resíduos de classe I – Perigosos

Resíduos com propriedades físico-químicas e infectocontagiosa. Devem apresentarao menos uma das seguintes características: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

Resíduos de classe II - Não Perigosos

Os resíduos não perigosos, são classificados em-

Não Inertes
Não se enquadram nas classificações de resíduos classe I ou classe II. Apresentam propriedades tais como: combustibilidade, biodegrabilidade ou solubilidade em água.Inertes
Quaisquer resíduos que submetidos a um contato estático ou dinâmico com água, não tenham nenhum de seus componentes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água definidos pelo Anexo H da Norma NBR 10.004.
LEGISLAÇÃO |

SOBRE INCINERAÇÃO |

Lei 12.305/2010 – Política Nacional dos Resíduos Sólidos: institui a recuperação energética do lixo como umaestratégia de gestão no Brasil.

Resolução nº 316/2002 do CONAMA: regulamenta o processo da incineração e seus limites de emissão. Permite incinerar Resíduos Urbanos, Hospitalares, Industriais e Cadáveres.

Norma da ABNT NBR 11175 – Incineração de resíduos sólidos perigosos – Padrões de desempenho.

EXIGÊNCIAS LEGAIS À INCINERAÇÃO |

A incineração é a atividade mais fortemente regulada do mundo,e no Brasil não é diferente. Dentre as diferentes regulamentações de atividades industriais a incineração tem os níveis de emissão mais restritos, inclusive em comparação com outras formas de tratamento de resíduos.
Para fins de analisar a adequação do sistema, às exigências aplicáveis, estão compilamos as exigências feitas pela Resolução CONAMA 316/2002.

INCINERAÇÃO |

Resíduos sãogaseificados a 650ºC, destruindo componentes orgânicos e removendo produtos residuais na forma de gases ou cinzas;
Os gases do processo são queimados acima de 800ºC. A temperatura exata que é adotada varia com o tipo de resíduo a ser tratado. Para resíduos de saúde a recomenda 900°C.
As cinzas são esfriadas e removidas do incinerador e encaminhadas para aterro CLASSE I;
O resultado em volume é aeliminação de até 98% do resíduo. O percentual de redução de volume depende do resíduo.

DEFINIÇÕES DE TRATAMENTO TÉRMICO E INCINERAÇÃO |

“Treatment is any process that changes the physical, chemical, or biological character of a waste to make it less of an environmental threat. Treatment can neutralize the waste, recover energy or material resources from a waste, render the waste less...
tracking img