Senso comum e olhar sociologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Qual é a sua primeira impressão ao observar as obras acima? Essa primeira impressão remete ao senso comum ou a um olhar sociológico?
R: A impressão é que estou vendo várias coisasdiferentes em um único lugar e ao mesmo tempo, isso causa uma angústia, porque remete ao senso comum, no qual precisamos interpretar o que estamos vendo de acordo com nossa realidade, saber a posição corretada imagem, questionando o que será que as imagens querem representar, ou o lado certo que devemos olhar para poder entendê-la.


2) O que diferencia o olhar sociológico do senso comum?
R:O olhar sociológico é o olhar com base no estranhamento do cotidiano, é o olhar que quebra a forma de encarar a realidade, pois estamos acostumados a encarar tudo como natural, como se o mundo e ascoisas que nos cercam fossem “naturais” e sempre foram assim, ou seja, acostumados com o olhar comum, que é a forma válida de pensamento, aquele adquirido por resultados de experiências que vivemos nosambientes próximos. Assim, a base do olhar sociológico é tomar consciência de que o olhar jamais é neutro, nem natural, mas sim, que está repleto de prenoções.
.
3) O que temos que fazerpara desenvolvermos um olhar sociológico?
R: Para desenvolvermos um olhar sociológico precisamos desenvolver a capacidade de pensar em forma crítica e autônoma nos afastando de nossospré-conceitos, julgamentos, sentimentos, que são influenciados pelo meio em que vivemos e passarmos a observar a realidade e analisá-la, compará-la com o que pensávamos antes e chegarmos a novas conclusões,formando novos valores, consolidando um conjunto que vão formar nossa ética que é a base para nossa tomada de decisões.

4) Pensando no texto dos “Ritos corporais entre os Nacirema”, qual a relaçãodeste texto com os conceitos de senso comum e olhar distanciado e desnaturalizado, discutidos na unidade?
R: Com olhar de senso comum encaramos a civilização dos Nacirema como esquisita, pois...
tracking img