Trabalho de pesquisa sobre espiritismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAK – Faculdade Kurios
Curso: Bacharel em Administração
Disciplina: Metodologia Científica
Professora: Sicilia Moreira

Pesquisa: Movimento Espírita

Aluno: Antonio Raphael Lira de Castro

Maranguape, 25 de abril de 2012
-------------------------------------------------
Tema da Pesquisa
Movimento Espírita
Movimento Espírita é o conjunto das atividades que têm por objetivo estudar,divulgar e praticar a Doutrina Espírita, contida nas obras básicas de Allan Kardec, colocando-a ao alcance e a serviço de toda a humanidade. As atividades que compõem o Movimento Espírita são realizadas por pessoas, isoladamente ou em conjunto, e por Instituições Espíritas. Objetivos das entidades e órgãos federativos e de unificação do Movimento Espírita: promover o estudo, a difusão e a prática dadoutrina espírita, procurando manter um constante contato com os grupos, centros e sociedades espíritas de sua área territorial, objetivando conhecer suas atividades, suas realidades e suas necessidades; manter um permanente trabalho de apoio aos grupos, centros e sociedades espíritas de sua área de ação, procurando colaborar no atendimento a todas as suas atividades e necessidades; promover eajudar na criação, na formação e na organização de novos núcleos espíritas, na área de sua responsabilidade;
promover a união dos grupos, centros e sociedades espíritas e a unificação do movimento espírita, em sua área de ação; promover e realizar reuniões periódicas dos grupos, centros e sociedades espíritas de sua área de ação, propiciando a troca de informações e experiências relacionadas comsuas atividades, bem como a ajuda recíproca e a programação e realização de atividades conjuntas; promover a união com as outras entidades e órgãos que lhe são congêneres de outras áreas territoriais, com vistas à unificação do movimento espírita em geral; promover a realização de cursos, encontros, seminários, reuniões e demais atividades, voltados ao trabalho de apoio ao centro espírita, à tarefade difusão da doutrina espírita e às atividades de unificação do movimento espírita.

-------------------------------------------------
Problema
Contradição entre os Conceitos do Movimento Espírita
O espiritismo afirma primeiramente não ser uma religião.
"Seu verdadeiro caráter é, pois, o de uma ciência e não de uma religião (*); e a prova disso é que ele conta entre os seus aderentes homensde todas as crenças, que por esse fato não renunciaram às suas convicções: católicos fervorosos que não deixaram de praticar todos os deveres do seu culto, quando a Igreja os não repele; protestantes de todas as seitas, israelitas, muçulmanos e mesmo budistas e bramanistas". (O que é o espiritismo - 26a Ed. - Cap I - Terceiro Diálogo - O Padre - Pág. 130).
Já em outra obra espírita, contradizcompletamente o que foi dito acima, afirmando ser o espiritismo não só uma religião, mas a verdadeira religião.
"(...) instituirá a verdadeira religião, a religião natural, a que parte do coração e vai diretamente a Deus, sem se deter nas franjas de uma sotaina, (...)". (Obras Póstumas - 19a Ed. - Segunda Parte - Futuro do Espiritismo - Pág. 299).-------------------------------------------------
Pergunta de Partida
Será o Espiritismo digno de que seja seguido como uma doutrina que tem veracidade em seus ensinamentos? O que diz o cristianismo a respeito disso?

-------------------------------------------------

Conclusão
Segue abaixo uma série de princípios ensinados pelos Cristãos e a contradição encontrada nos ensinamentos Espíritas. Os mesmo têm gerado debates ao longo dos anosacerca de que religião tem ensinado a verdade a seus adeptos.

FÉ CRISTÃ | ESPIRITISMO |
Cremos que Jesus é Deus, é o filho de Deus, da mesma natureza divina do Pai e do Espírito Santo. Aqui está a razão de nossa Fé. "No princípio existia o Verbo (o Filho), o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus". João 1,1.  | Espiritismo nega a divindade de Cristo. Para eles Cristo não é Deus, é...
tracking img