Trabalho de pandemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pandemia:
Definição

Uma pandemia ocorre quando uma determinada doença, geralmente transmissível, atinge uma grande parte da população de uma determinada região (cidade, estado, país) ou doplaneta. Portanto, a pandemia é de maior proporção em relação à epidemia, pois pode levar a milhares ou até milhões de vítimas.
Historiadores latino-americanos comparam a pandemia de gripe de 1918-1919com a que varre o continente em 2009, sobretudo as experiências de México, Argentina e Brasil.
O debate trata, ainda, da influência que a experiência de 1918 teve sobre as avaliações da crise atual,bem como do legado que deixará para o futuro. Durante a Primeira Guerra Mundial, estima-se que tenham morrido 15 milhões de pessoas, sendo 9,2 milhões em combate. Não se sabe quantos morreram de gripeno mundo inteiro; os cálculos oscilam entre vinte e cem milhões. Só em outubro de 1918, foram notificados 930 óbitos de gripe na cidade do Rio de Janeiro, registra Goulart. É quase o equivalente aonúmero de mortos em todo o Brasil, em consequência da epidemia que irrompeu em abril de 2009: 1.047, segundo a Folha de S. Paulo de 23 de setembro deste ano.
Em 2009 a OMS emitiu o alerta sobre aletalidade do vírus da gripe A.Para o historiador, preocupado em trabalhar com a história social, tal situação é freqüente.
Com relação à história carioca, as epidemias são bons exemplos, em particular ada Gripe Espanhola, em 1918. Em 1918, as informações eram, a princípio, esparsas, desencontradas e, em muitos casos, censuradas, até devido ao momento em que a pandemia varreu o mundo: os mesesfinais da Primeira Guerra Mundial.
Dentro do quadro de insalubridade crônica do Rio, cidade de certa forma acostumada com o convívio da febre amarela, cólera, dentre outras, qual a razão do destaque paraa Espanhola? Pelo simples fato de que a História se cala. Quase nada consta sobre essa epidemia que matou cerca de 8 mil habitantes e vitimou 80% da população em menos de três meses. A Reforma...
tracking img