Gripe h1n1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Desde a Antiguidade a gripe é uma doença que tem chamado a atenção dos estudiosos das mais diversas áreas de conhecimento por ter dizimado várias pessoas no mundo. Ao longo da História já ocorreram algumas sérias epidemias e pandemias de gripe como a gripe espanhola (1918), Gripe Asiática (1957-58), Gripe de Hong-Kong (1968), Gripe Russa (1977) e agora recentemente a Gripe Suína(2009) que juntas podem ser consideradas como uma das enfermidades que mais tragicamente marcou o passado humano.
Neste trabalho enfocaremos a Gripe Espanhola e a Gripe Suína, ambas causadas pelo vírus H1N1. Sendo que a gripe de 1918 foi a primeira versão do vírus H1N1 e a gripe suína é a quarta geração do referido vírus.
A estrutura do trabalho apresenta-se da seguinte forma: No primeiromomento procuraremos pontuar as diferenças entre os termos Epidemia e Pandemia. Em seguida trabalharemos coma definição da doença, seus sintomas e medidas de prevenção e áreas de risco buscando traçar a historicidade de cada uma delas em seus contextos históricos diferenciados. Por fim enfocaremos as mediações do assistente social na prevenção desta doença na contemporaneidade.


2. DUAS FASESDO H1N1: GRAVES SEQUELAS DA GRIPE ESPANHOALA E DA GRIPE SUINA NA SOCIEDADE.

O mundo já enfrentou grandes epidemias e pandemias. No universo das maiores epidemias e pandemias ocorridas na humanidade merece destaque a gripe, causada pelo vírus Influenza A subtipo H1N1 também conhecido como A (H1N1).
Na atualidade os meios de comunicação têm dado muita evidência para os casos da gripe suína. Ovírus da gripe suína (H1N1) é um descendente direto do vírus que causou a maior pandemia da história da humanidade: a gripe espanhola de 1918.
2.1. DIFERENÇA ENTRE EPIDEMAIS E PANDEMIAS
No estudo sobre a gripe é comum nos depararmos com as palavras pandemia e epidemia, mas afinal de contas, qual a diferença entre Pandemia e Epidemia?
A Epidemia ocorre quando uma doença de desenvolve num local deforma rápida, num curto intervalo de tempo. Já a Pandemia ocorre quando uma determinada doença, geralmente transmissível, atinge uma grande parte da população de uma dada região (cidade, estado ou país). Portanto, a pandemia é de maior proporção em relação à epidemia, mas, não necessariamente está relacionada com a evolução mais ou menos grave da doença ou com o número de mortes.
As infecçõesrespiratórias são de fácil disseminação, principalmente em climas frios e ambientes fechados, motivo pelo qual a pandemia da Gripe A, instalou-se rapidamente e ganhou publicidade.

2.2 GRIPE: O QUE É? COMO SURGIU?COMO SE ALASTROU

A GRIPE (influenza) é uma das doenças respiratórias que mais acometem o homem. Causada por um vírus específico, chamado vírus influenza: "Myxovirus influenzae". Estevírus possui a capacidade de mudar constantemente suas características, o que possibilita que um mesmo indivíduo tenha vários episódios de gripe durante a vida. Por causa das mutações e da rápida disseminação da doença, as epidemias e pandemias são uma característica importante da gripe.
O vírus da gripe influenza A (H1N1) é um dos maiores matadores de seres humanos na história. O grande problema dovírus Influenza é a sua grande capacidade de mutação, fazendo com que praticamente a cada ano circule uma nova cepa, causando novas epidemias de gripes.O primeiro registro documentado que os estudiosos têm do H1N1 é do século XX durante a Primeira Guerra Mundial, mas precisamente nos anos de 1918-1919, momento em que um surto de gripe atingiu muitos países na Europa atingindo também países dosContinentes Americano e Asiático, conhecida como Gripe Espanhola ou gripe “pneumônica” – ficou conhecida devido ao grande número de mortos na Espanha.
Nesse período muitas pessoas foram infectadas, com os sintomas normais da gripe, febre, calafrios, falta de ar e indisposição. Passado alguns dias os infectados apresentavam congestão nasal e ocular, o rosto começava a ficar roxo, cansaço,...
tracking img