Trabalho de Optica e Optometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna:Gisele Cristine Simões Delbuono
Trabalho de Conclusão de Curso-Óptica e Optometria
Data:
16/6/2014


O
Olho
Humano
e
a
Optometria



Os olhos são asjanelas da alma
Os olhos... dizem que são as janelas da alma e eu diria mais, diria que são também as vitrines do coração.Ainda não sei explicar a mistura de emoções que sinto nessa breve eternidade de olho no olho.Paixão, laços eternos, atração irresistível, sensação de mergulhar dentro do outro. Faíscas de desejo, amor sem fim, troca de energia, outra realidade. Uma comunicaçãomuda tão cheia de significados...O brilho entrega que quer viver o momento, uma luz maravilhosa invade todo ser e então, ocorre uma transmissão de pensamentos.Cada olhar tem o seu segredo... A paixão recolhida, o amor incondicional, o medo da atração, a vontade de viver! Os olhos gritam para a liberdade, o desejo de ser feliz, a canção do amanhecer...Existem também aqueles olhos tristes... olhostristes com vontade de chorar...Chorar por tudo que não conseguiu viver, por aquilo que perdeu no meio do caminho, por ter perdido o compasso da dança. Podados por sua pouca alegria, por pessoas cruéis, sem sonhos e sem poesias...Mas em todo olhar há uma beleza pronta ou esperando para ser lapidada...Enfim, o que mais me encanta no olhar é que, o contrário da boca, eles nunca conseguem desmentir ocoração.


Olho Humano
O olho é o órgão do nosso corpo que permite captar imagens do ambiente em redor. É nele que se inicia o processo que entendemos por visão, processo esse que, no caso do ser humano, éresponsável por mais de 90% das informações que somos capazes de captar. Significa isso que qualquer lesão neste órgão, que implique a queda da acuidade visual, tenha, como consequência, sérias limitações à interação do indivíduo com o mundo ao seu redor.
Quando se olha para um objeto, são refletidos raios de luz desse objeto para a córnea, que é onde se inicia o milagre do processo que entendemoscomo visão.
Os raios de luz são refratados e focados pela córnea, cristalino e vítreo. A função do cristalino é a de fazer com que esses raios sejam focados de forma nítida sobre a retina. A imagem daí resultante apresenta-se invertida na retina. Ao atingi-la, os raios de luz são convertidos em impulsos elétricos que, através do nervo óptico, são transmitidos para o cérebro, onde a imagem éinterpretada pelo córtex cerebral.
Pode estabelecer-se uma analogia entre um olho e uma câmara fotográfica da seguinte forma: uma máquina fotográfica precisa de uma lente e de um filme para produzir uma imagem. De igual modo, o globo ocular precisa de uma lente (córnea, cristalino e vítreo) para refratar, ou focar, a luz sobre o filme (retina). Se qualquer um, ou mais, destes componentes não estivera funcionar corretamente, o resultado é uma imagem de má qualidade. Na nossa câmara, a retina representa o filme.
Os Meios Refringentes
Os meios refringentes são constituídos pela córnea, humor aquoso, cristalino e humor vítreo. Estes formam o aparelho dióptrico do olho que corresponde a uma lente convexa, de 23mm de foco. A principal função deste sistema é fazer convergir sobre a retina osraios de luz focados.
A Córnea e a Esclera
A córnea e a esclera consistem em tecidos duros, de proteção, que compõem a capa exterior do globo ocular. A esclera é a parte branca do olho, tem consistência de couro suave. A córnea não contém nenhum vaso de sangue, é relativamente desidratada e, como resultado, é transparente. Situa-se na frente do olho, na sua parte colorida, assemelha-se ao vidro de...
tracking img