Trabalho de literatura - questoes e resumos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de literatura
RESUMOS

PAGINAS: 155 e 156

- O REALISMO E O NATURALISMO NO BRASIL
Como podemos perceber o texto o cortiço introduz outra galeria de personagens na literatura. Bem diferente do que acontece em A Moreninha e Senhora.
O romance urbano começava a representar outra camada da população - os pobres e miseráveis que lutavam pela sobrevivência diária.
O romancesertanejo ou regionalista, que se originou no romantismo, continuou a se desenvolver-se no final do século XIX, mas sem intenções idealizadoras ou sentimentais.
O romance adquire então uma função diferente daquela que exercia no Romantismo. Não é mais visto como entretenimento ou diversão de mulheres e estudantes. Com isso, o escritor ganha mais liberdade de escolha dos temas e na própria linguagemliterária.

- O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX
Na década de 1980, diferentemente do que acontecia na Europa, o Brasil não vivia o processo de desenvolvimento industrial. Apesar dos crescentes movimentos liberais, só nos últimos anos dessa década ocorreriam o fim da escravidão e a proclamação da República. E, nos últimos anos do século, a República recém-proclamada ainda enfrentaria três grandesproblemas: a Revolução Federalista, a Revolução da Armada e a Rebelião dos Canudos.

- ALUISIO AZEVEDO
Aluisio Tancredo Gonçalves de Azevedo nasceu no Maranhão em 1857, e morreu em Buenos Aires, em 1913. Deixou uma obra extensa, de qualidade irregular, da qual se destacam três romances: O Mulato, Casa de pensão, e o Cortiço.

- O CORTIÇO
Publicado em 1980 o texto focaliza o nascimento, odesenvolvimento e a decadência de um típico cortiço carioca.
Baseando-se nos princípios do Naturalismo, o romance destaca a influencia do meio e a força dos instintos no comportamento dos personagens. É o caso, da Pombinha, menina pura e simples que, não resistindo as pressões do ambiente, acaba se tornando uma prostituta.
O foco do romance e a historia da ascensão social do vendeiro português JoãoRomão, dono do cortiço e de uma pedreira, cujos empregados, alem de morar nos casebres, endividavam-se comprado fiado na sua venda.










PAGINAS: 161 e 162

- A capital federal em 1880: uma cidade de palacetes e cortiços
Quem visitasse o Rio de Janeiro por volta de 1880 conheceria duas cidades bem diferentes. A alta sociedade morava em palacetes, vivia a moda européia epasseava pela elegante rua do Ouvidor. Na realidade, essas riquezas eram frutos da exploração do trabalho de escravos e dos brancos pobres que viviam em péssimas condições em cortiços cariocas.
A proliferação dos cortiços alias, já era considerada um problema serio. A seguir alguns comentários que o jornal Gazeta de noticias publicou em 1876.
[...] E esses cortiços não os vemos nós, e muitasautoridades não os conhecem. E a razão é fácil de perceber, enquanto a essa ultima circunstancias: os habitantes dessas moradias da nossa “cidade oculta” são pacíficos e laboriosos, entregando-se de dia ao trabalho de que vivem e descansando de noite das fadigas quotidianas. Apesar de em tão pequeno espaço se reunir tanta gente, e de não ser ele policiado, raras vezes necessita a autoridade entrar alipara conter a ordem. O sossego é tão profundo nessas habitações como a imundície.

- Raul Pompeia
Raul Pompeia (1863-1895) participou ativamente da imprensa política da época e, por seu temperamento sensível e irrequieto, envolveu-se em polemicas que acabaram o levando ao suicídio. Deixou o romance O Ateneu.

- O Ateneu
A ação do romance O Ateneu transcorre no ambiente fechado e corruptode um internato, onde convivem crianças, adolescentes, professores e empregados.
Trata-se, de um romance introspectivo, de caráter impressionista, onde se faz a analise psicológica do sensível e frágil Sergio, que, saindo do aconchego do lar, sente-se deslocado no ambiente agressivo e promiscuo do colégio.



















Respostas, página: 161

1) Esses dois tipos...
tracking img