O funcionalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Funcionalismo é uma filosofia que substitui o critério do Belo pelo útil, na mobilização dos recursos e das novas tecnologias, e na correcta utilização dos materiais, para a execução da “NovaArquitectura”, entendida como ponto de convergência das artes.
Casa em espiral, Guggenheim, Nova Iorque
O Funcionalismo do Movimento Moderno é socialmente empenhado na construção de uma sociedadeonde o Urbanismo, a Arquitectura e o Design, apoiados na Industria estão ao serviço da sociedade e das necessidades das populações, declarando-se portanto contra o ornamento, o historicismo e oformalismo.

Esta filosofia virá a ser adoptada pela Bauhaus e pelo Movimento Moderno, e é resumida na fórmula dos três “efes”, “form follows function” do arquitecto americano Louis Sullivan.
NaEuropa Ocidental, o Movimento Moderno, adoptou os ideais sociais e o Funcionalismo nas suas propostas para a reconstrução Europeia do pós-guerra.
Nos E.U.A., que acolheram os artistas Europeusrefugiados da Segunda Guerra, o Movimento Moderno e o Funcionalismo não foram compreendidos na sua dimensão revolucionária e reformista, mas apenas na sua dimensão estética e formal, o chamado EstiloInternacional.
Torre de Escritórios / Amoreiras, Lisboa
O Funcionalismo enquadra-se na corrente Racionalista da Arquitectura do séculoXX, tendo origem na conjuntura social do pós Primeira Guerra Mundial com o rápido desenvolvimento industrial, a mecanização dos transportes e um grande crescimento populacional urbano.

OFuncionalismo defende a prioridade do Planeamento Urbano sobre o projecto de Arquitectura, a máxima economia na utilização do solo e na construção, a racionalidade das formas arquitectónicas na resoluçãodas necessidades identificadas e o recurso ás novas tecnologias industriais.
Domino
A figura central é o arquitecto suíço Le Corbusier que propõem o sistema construtivo “Domino” em 1914, lajes...
tracking img