Trabalho de leishmaniose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO POLITÉCNICO DE ENSINO

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

MARA DAIANA
ROSANGELAVIANA

A FORMAÇÃO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E O TRABALHO COM DOENÇAS RELACIONADAS Á HIGIENE:
LEISHMANIOSEMACAÉ
2009

MARA DAIANA
ROSANGELAVIANA

A FORMAÇÃO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E O TRABALHO COM DOENÇAS RELACIONADAS Á HIGIENE:
LEISHMANIOSE

Trabalho apresentado ao curso Técnico de Enfermagemdo Instituto Politécnico de Ensino para obtenção parcial de aprovação.
Orientador (a): Professora Lívian Couto

MACAÉ
2009

CAUSADOR DA DOENÇA: Protozoário Leishmania
A Leishmaniose é umadoença não contagiosa causada por parazitas (Protozoário Leishmania) que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte do sistema imunológico (macrófagos) da pessoa infectada.MANIFESTAÇÃO E CARACTERÍSTICAS: Esta doença pode se manifestar de duas formas: Leishmaniose Tegumentar ou Cutânea e a Leishmaniose Visceral ou Calazar.
A Leishmaniose Tegumentar ou Cutânea é caracterizada porlesões na pele, podendo também afetar nariz, boca e garganta (esta forma é conhecida como “ferida brava”). A Visceral ou Calazar, é uma doença Sistêmica, pois afeta vários órgãos, sendo que os maisacometidos são o fígado,baço e medula óssea. Sua evolução é longa podendo, em alguns casos, até ultrapassar o período de um ano.

TRANSMISSÃO:
Sua transmissão se dá através de pequenos mosquitos quese alimentam de sangue, e, que, dependendo da localidade, recebem nomes diferentes, tais como: mosquito palha, tatuquira, asa branca,cangalinha, asa dura, palhinha ou birigui. Por serem muitopequenos, estes mosquitos são capazes de atravessar mosquiteiros e telas. São mais comumente encontrados em locais úmidos, escuros e com muitas plantas.
Além do cuidado com o mosquito, através do uso derepelentes em áreas muito próximas a mata, dentro da mata, etc, é importante também saber que este parazita pode estar presente também em alguns animais silvestres e, inclusive, em cachorros de...
tracking img