Contabilidade de custos fundamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade de Custos



Terminologias



Insumos de Produção
São os custos de bens/serviços utilizados para a obtenção de outro bem/serviço, como com mão-de-obra, matéria-prima, embalagem, energia elétrica, entre outros.


Custeio
È a apuração dos gastos ao bem/serviço produzido.


Critério de Custeio
È a agregação dos custos dos insumos de produção a produtos/ serviços.Perdas de Insumos
São gastos não intencionais, involuntários, conseqüentes de fatores externos, como itens deteriorados por um defeito anormal no equipamento industrial utilizado, ou danificados no estoque por deteriorização natural.


Custo ou Despesa?
Se um gasto é considerado despesa ele afeta diretamente o resultado do exercício.
A diferença é somente para indicar em qual departamentoesta ocorrendo, despesas são os gastos às áreas administrativas e comerciais. Enquanto os custos são todos os gastos realizados com o produto até que esteja pronto.


Gasto e Desembolso

Gasto é a compra de bens/ serviços independentes da forma de pagamento.


Desembolso é o Pagamento da compra de bens/ serviços à vista ou à prazo.

















Condições de EntregasMais Comuns







Frete CIF - Cost, Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete)
Quando as despesas do transporte (frete e o seguro) não são cobradas ao comprador, ficando ao vendedor a obrigação de entregar a mercadoria no local determinado.

Frete FOB - Free On Board (Posto a Bordo)
Quando as despesas do transporte (frete e o seguro) são pagas pelo comprador, o mesmo arcando com osriscos e danos no trajeto.

FAS – FREE ALONG SIDE (Liberado para o comprador junto ao Costado do Navio)
Só pode ser usado por meios de transportes marítimos, fluviais e lacustres, pois a mercadoria deve ser colocada ao longo do costado do navio transportador, ficando por conta do comprador o custo do frete e do seguro e por respectivas perdas e danos.
Custos Fixos
São aqueles necessários aofuncionamento físico da empresa, aqueles que se mantém os mesmos da demanda de vendas, como os custos materiais humanos, como salários e alugueis, entre outros.





Custos Variáveis
São custos efetivos de aquisição de insumos para produção, gerados a partir do número de produtos comercializados, como energia elétrica.



Custeio por Absorção
È a apropriação de todos os custo,s sejameles fixos ou variáveis, diretos ou indiretos à produção do período. Sofrem influência direta do volume de produção.
 


A Realização da receita
Quando é realizada a transferência do produto/ serviço, ou seja, efetivamente a venda e entrega do mesmo ao comprador.



Custo Histórico como Base de Valor
Todos os componentes patrimoniais adquiridos devem ser avaliados com base nos valoreshistóricos, de entrada, sem correção por inflação ou por valores de reposição.



Consistência ou Uniformidade
Ao se deparar com várias alternativas válidas para o registro contábil, em um mesmo evento, deve-se adotar uma delas de forma consistente, não podendo mudar o critério em cada período, caso seja necessário essa mudança a empresa deve relatar quais foram as mudanças em nota explicativademonstrando os impactos que isto produziu.


Materialidade ou Relevância
Simplificando o procedimento, alguns outros itens de consumo industrial cujo valor monetário seja irrelevante com relação ao gastos totais, são englobados e considerados como custo no período de sua aquisição, evitando seu controle e baixa por diversos períodos.






Ramos de negócios e os Custos


ComércioSão de revenda de mercadorias, como lojas, magazines, mercados, entre outros. Possuem despesas operacionais, que se resume no valor pago pela mercadoria que se revende, os demais gastos são despesas.


Serviços
As empresas de serviços oferecem diferentes atividades na terceirização de produtos/ serviços, como hospitais, transportadoras, empresas de segurança e limpeza, entre outras. Todas...
tracking img