Trabalho de informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Automação de Escritório – Prof. Marinez Lucio Ros Soto

INTERNET, INTRANET, EXTRANET VÍRUS E ANTIVÍRUS
REDE DE COMPUTADORES
CONCEITO:
Consiste na conexão de dois ou mais computadores compartilhamento de recursos e trocas de informações entre máquinas. para permitir o

Sendo a Internet a mais utilizada no mundo, estando em franca expansão.

OBJETIVO:
Compartilhamento de Periféricos;Execução de Programas; Arquivamento de Dados; Gerenciamento de Banco de Dados; Correio Eletrônico; Trabalho em Grupo.

CLASSIFICAÇÃO DE REDES:
Tamanho: o LAN (Local Area Network, ou Rede Local). É uma rede onde seu tamanho se limita a apenas um prédio. É composta por servidor, placa de interface com a rede, meios de transmissão, postos de trabalho e dispositivos para realização de cópias desegurança. CAN (Campus Area Network). Uma rede que abrange uma área mais ampla, onde que pode conter vários prédios dentro de um espaço contínuo ligados em rede. MAN (Metropolitan Area Network). É uma rede onde temos, por exemplo, uma rede farmácia, em uma cidade, onde todas acessam uma base de dados comum. WAN (Wide Area Network, ou rede de longa distância). Integra equipamentos em diversaslocalizações geográficas, envolvendo diversos países e continentes como a Internet. A rede passa por uma ou mais regiões. WLAN (Wireless Local Area Network). Recentemente têm crescido a utilização de redes locais sem fios, além de serem adequadas a situações em que é necessária mobilidade, são flexíveis e de fácil instalação. Embora os equipamentos sejam mais caros do que para uma LAN tradicional e reduçãosignificativa dos custos de instalação é muitas vezes compensatória. OUTRAS: Rede Pessoal (PAN); Rede local virtual (VLAN); Rede "Ethernet"; Rede Industrial; Rede de armazenamento (SAN); Rede de cobre; Rede de fibra óptica; Rede privada virtual (VPN). Cliente/Servidor: um computador com funções especiais (servidor) e outros computadores que usam esses serviços (clientes);

o o o

o

oTipo: o



Automação de Escritório – Prof. Marinez Lucio Ros Soto

o

Peer-to-Peer: todos os computadores estão em igualdade no que diz respeito às funções. Residencial: via modem e linha discada. Coorporativo: via rede local.

Acesso: o o

VANTAGENS
Agilidade na troca de informações; Compartilhamento de recursos: o o o o o Documentos; Programas; Impressoras; Periféricos; Acesso àInternet.

Backup; Flexibilidade.

DESVANTAGENS
Ataque de vírus; Problemas generalizados; Invasão de Hackers Internos e Externos.

APLICABILIDADE
Dois computadores ou mais; Placa de rede: efetuam a ligação entre computadores e o cabo da rede, sendo instaladas nos conectores de expansão situados no interior do computador e devem adequar-se ao tipo de rede e ao tipo de arquitetura docomputador. Cabos de rede: são os responsáveis pelo estabelecimento da comunicação entre servidores, postos de trabalho, impressoras. Switch: que pode ser traduzido como comutador, é um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar quadros entre os diversos nós. Roteador ou encaminhador: é um equipamento usado para fazer a comunicação entre diferentes redes de computadores provendo acomunicação entre computadores distantes entre si. É muito usado para distribuir a Internet entre os computadores. Servidor: é um computador que disponibiliza serviços a uma rede de computadores, como serviço de correio-eletrônico, armazenamento de arquivos, sites entre outros.



Automação de Escritório – Prof. Marinez Lucio Ros Soto

INTERNET
CONCEITO
É "o conjunto de diversas redesde computadores que se comunicam através dos protocolos TCP/IP"; É o maior repositório de informações acessíveis a qualquer pessoa que a acesse de qualquer parte do mundo; É uma grande teia de cabos e comunicações via satélite ligando servidores e microcomputadores de todo o mundo entre si através do padrão de comunicação.

OBJETIVO
Prover, usar ou tornar acessível, tanto publicamente como...
tracking img