Trabalho de fldei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIMEIRA ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO
1: A disciplina teve como objetivo apresentar a infância como um conceito construído historicamente, pois ao longo das transformações sociais ocorridas em diversos períodos foram se modificando e se impondo diferentes concepções, perspectivas e formas de tratar as crianças. Para tanto, buscou-se inquirir o significado da infância e da educação em pensadoresclássicos. Escolha um dos pensadores abaixo e disserte sobre os conceitos de educação e infância encontrados nas obras de:
A. Friedrich Froebel.
B. Jean-Jacques Rousseau.
R: Friederich Froebel foi um pensador alemão que teve destaque no cenário educacional, ele foi um dos primeiros educadores a considerar o inicio da infância como uma fase de extrema importância e decisiva na formação de pessoas.Durante sua infância ele foi lento aos estudos e sendo assim empurrado desde cedo para o estudo de coisas praticas da vida, tornou-se professor e procurou estimular a auto-educação e o auto-aperfeiçoamento dos alunos. Froebel fez de tudo para encontrar o caminho pedagógico mais prazerível, isso devido as suas próprias experiências escolares, das quais lhes trazia tristes recordações, isso com ointuito de não acontecer com as outras crianças o havia acontecido com ele. Para Froebel era importante o “aprender fazendo” e a infância era considerada a fase em que a criança deveria ser protegida pelos pais, por serem totalmente dependentes. Sendo assim ele teve a brilhante idéia de formar o Kindergarten, que vem da origem alemã e que traduzindo significa Kinder de criança e Garden de jardim, ouseja, jardim de infância. Isso com o intuito das crianças serem preparadas para os estudos mais formais e para a vida através do brincar. Para Froebel o jardim de infância era comparado à um jardim, onde as crianças eram as plantinhas e o professor era o jardineiro, isso com a tradução de que o professor deve conhecer e trabalhar segundo as necessidades de cada aluno pois um não é igual ao outro eatravés disso ele colhera bons frutos e conseguira ter um trabalho satisfatório. Para Froebel a criança expressaria seus sentimentos e adquiriam habilidades e poder na mente através das atividades de percepções, linguagem e dos brinquedos, isso incluindo jogos de montar, musicas e histórias. As brincadeiras de Froebel eram quase sempre realizadas ao ar livre, para que as crianças interagissem com anatureza e o ambiente, ele também enfatizava a importância presença da família na vida escolar da criança. Para tristeza de muitos, Froebel veio a falecer, tendo os jardins de infância proibido em seu pais, porem isso não impediu o estrondo sucesso de suas idéias, sendo assim podemos hoje confiar nos ensinamentos de nossas crianças e saber que todos os seus projetos para a pré-escola estão sendorealizados da maneira adequada.
2. Por que a utilização dos manuais de civilidade, boas maneiras e regras de conduta de Erasmo de Roterdã foram consideradas materiais fundamentais na formação do homem da nova sociedade?
R: Tais normatizações, constantes no manual de civilidade, podem parecer completamente ultrapassadas diante das relações que estabelecemos na atualidade, e em larga medida o são,pois como alguns comportamentos são hoje internalizados, não precisamos de manuais para apreendê-los, eles fazem parte da nossa natureza. Elias valeu-se dos manuais de civilidade de Erasmo para escrever a teoria dos processos civilizadores. Seu objetivo foi expor o modo como a sociedade passou a ser civilizada e aprendeu comportamentos que embora hoje nos pareçam naturais, foram construídos nocurso de um processo extenso e de longa duração, como nos mostra a historia, esse processo, no qual , de alguma forma , todos os indivíduos estão emersos, também pode ser chamado de educação.Os manuais de civilidade que foram pesquisados por Elias apontam para uma nova forma de comportamento que se firma mais amplamente a partir do século XV, com as publicações que o advento da imprensa e do...
tracking img