Norte e sul - conflitos -

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Divisão Norte e Sul
Qual a diferença entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos?

Mais que um simples critério de localização no globo terrestre, atualmente a divisão entreo norte e o sul está baseada em critérios de desenvolvimento econômico e social. Fazem parte do norte os países desenvolvidos, com alto grau de industrialização, uma população em sua maioriaurbanizada e uma expectativa de vida elevada.
Os países do sul têm industrialização tardia e dependente ou não são industrializados; sua infra-estrutura é deficiente; a agricultura nãousa técnicas modernas e grande parte desses países tem predomínio de população rural. Seus indicadores socioeconômicos são muito baixos e, conseqüentemente, o Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) também é.

As grandes organizações econômicas internacionais

As duas organizações econômicas mais importantes são a União Européia (UE), formada por 15 países, e oNafta (North American Free Trading Agreement – Acordo de Livre Comércio da América do Norte), integrado por México, Estados Unidos e Canadá. A UE, que mantém negociações para a incorporação dospaíses do Leste Europeu, tem acordos comerciais com numerosos países do Mediterrâneo e com o Terceiro Mundo.

Além dessas duas organizações, há diversas outras, com objetivos desegurança, cooperação econômica, defesa de interesses restritos ou integração supranacional.
O Mercosul, o mercado comum formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, vem experimentando um enormecrescimento no comércio entre os quatro países.

A Apec, Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, deu um grande impulso ao comércio que passa pelo oceano Pacífico.A CEI, Comunidade dos Estados Independentes, é uma associação supranacional que acolhe a maioria dos países que se tornaram independentes depois do desmembramento da União...
tracking img