Dieta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O presente trabalho visa apresentar uma ampla pesquisa sobre dietas.
Com a busca por um estilo de vida mais saudável e por um corpo mais esbelto, diversas pessoas, homens e mulheres, optam por uma dieta de redução. Tipos de dietas não faltam, porém é importante, antes de iniciar um regime, que o paciente busque orientação especializada de um nutricionista a fim de evitar problemasresultantes da falta de ingestão de substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo.

Leis Fundamentais Da Alimentação

* Quantidade
Deve ser suficiente para cobrir as exigências calóricas do organismo, mantendo o peso normal e o equilíbrio corporal.
* Qualidade
Deve ser completa em sua composição para oferecer ao organismo todas as substâncias necessárias ao bomfuncionamento. O cardápio completo inclui todos os nutrientes que devem ser ingeridos diariamente: Nº de refeições, Variedade, Nutrientes essenciais.
* Adequação
A finalidade da alimentação está subordinada à sua adequação ao organismo. Essa adequação está subordinada ao momento biológico da vida e, além disso, deve adequar-se aos hábitos individuais, à situação econômica social dapessoa e em relação ao seu sistema digestores e ao órgão ou sistemas alterados por alguma enfermidade.

* Finalidades da nutrição
A dieta deve ser equilibrada e completa, tendo 3 finalidades principais:
* Aporte potencial de energia
* Aporte de nutrientes
* Aporte de água e eletrólitos
* Ter uma visão global da dieta;
* Ser úteis para o público alvo;
* Encontrar umaforma realista de suprir as necessidades nutricionais utilizando-se da dieta habitual de cada população;
* Ser práticos e, os nutrientes e energia adaptados segundo a idade, o sexo e a atividade física,
* Ser dinâmicos, permitindo o máximo de flexibilidade para a escolha dos alimentos, a fim de suprir as necessidades nutricionais do indivíduo.

Dietas
A partir da análise dometabolismo, o profissional de nutrição elabora uma dieta diversificada para cada caso, que proporcionará uma melhora na qualidade de vida e, consequentemente, perda de peso.
Algumas opções de dietas são bem comuns e listaremos abaixo as mais conhecidas. Lembrando sempre que cada organismo tem um metabolismo diferenciado e por isso os resultados individuais são diferentes. Assim sendo, é necessário umacompanhamento profissional toda vez que se iniciar um regime.
- Dieta com menu fixo: É um tipo de dieta fácil de ser seguida, pois o cardápio lista todos os alimentos que se irá ingerir. O problema desse tipo de dieta é que ela não reeduca a pessoa na questão alimentar, o que facilita a recuperação do peso perdido num segundo momento.
- Plano de refeição: É um tipo de dieta que possui um númerodeterminado de cada grupo alimentar a ser consumido. Dentro dos grupos existem alimentos com quantidades equivalentes de calorias. Assim, a pessoa não se prende a um tipo específico de alimento e tem uma maior variedade para seguir a dieta. O lado bom desse tipo de dieta é que ele ensina a pessoa a escolher os alimentos, evitando que o peso perdido seja recuperado com facilidade.
- Dietaslíquidas: São compostas por fórmulas que substituem refeições. Normalmente, as fórmulas contêm quantidades balanceadas de proteínas e carboidratos, auxiliando a perda de peso no curto prazo. O problema é que a tendência em recuperar o peso perdido após o retorno à alimentação normal é grande. Dietas líquidas também não ensinam como comer de forma correta.
- Dietas da moda: Sugerem perda de peso de maneiraacelerada a partir da ingestão de um determinado nutriente e devem ser evitadas. Essas dietas podem funcionar no curto prazo por possuírem poucas calorias, mas como não são balanceadas, podem ocasionar desequilíbrio no organismo e deficiências nutricionais. Este tipo de regime também facilita a recuperação do peso perdido, pois não educa os hábitos alimentares, apenas restringe o consumo...
tracking img