Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
a) Defina taxa de cambio
b) É a medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países. Pode, também, ser definida como preço da moeda estrangeira (divisa) em termos da moeda nacional.
c) Defina regime cambio fixo, flutuante e suja
Pra regime cambio fixo, o BC fixa antecipadamente a taxa de cambio com a qual o mercado deve operar. Pelas regras fixadas pelo sistema financeirointernacional, se um pais fixa sua taxa de cambio, ele se obriga a disponibilizar as reservas para o mercado quando requisitadas. Uma vez que, fixado o valor da moeda estrangeira, em termos de reais o preço dos produtos importados não se eleva com as variações cambiais. Pelo regime de taxa flutuante, a taxa de cambio é determinada pelo mercado, pela oferta e demanda de moeda estrangeira. Diferentemente dosistema de cambio fixo, o BC não é obrigado a disponibilizar suas reservas cambiais. O mercado fixa a taxa de cambio que desejar, pelo movimento da oferta e da demanda de divisas, e o BC não se obriga a mexer em suas reservas. Referente ao cambio flutuação suja, o BC interfere indiretamente na determinação da taxa de cambio, por meio da compra e venda de divisas no mercado, mantendo-se dentro deníveis que julga adequados, dependendo dos objetivos gerais de política econômica. Sendo a taxa de cambio muito elevada e pressionando as taxas de inflação, o BC injeta dólares no mercado, se considerarem que a taxa está muito baixa, e o objetivo for estimular as exportações, o BC compra dólares no mercado, elevando sua cotacao.
d) Diferença variação nominal e real
Variacao real é igual avalorização nominal, menos a taxa de inflação do período. Só ocorrerá desvalorização real se a desvalorização nominal superar a taxa de inflação. Neste caso, se o objetivo de política economia é melhorar o saldo da balança comercial,
Qual efeito de política valorização real perante outras moedas
a) Sobre o saldo balança comercial
b) Oferta e demanda divisas estrangeiras
c) Preços domésticos
Expliquedistorção provocada alta taxa de inflação
Os efeitos mais perversos do processo inflacionário ocorrem no perfil da distribuição de renda, no balanço de pagamento, nas finanças publicas e na formação de expectativas. A distribuição de renda,, diz respeito a redução relativa do poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, com prazos legais de reajustes. Como todo salário querecebem destinam-se a sua subsistência, elas não tem meios de aplicar seu dinheiro, de forma a se defender da inflação.Tambem afeta o balanço de pagamentos, com elevadas taxas de inflação, em níveis superiores ao aumento de preços internacionais, encarecem o produto nacional relativamente ao produzido externamente, diminuindo a competitividade de nossos produtos . Assim devem provocar um estimulo asimportações e desestimulo as exportações, diminuindo o saldo da balança comercial. Sobre as finanças publicas, a inflação tende a corroer o valor da arrecadação fiscal do governo, pela difasssagem existente entre o fato gerador e o recolhimento efetivo do imposto. Maior a inflação, menor a arrecadação real do governo. Já as expectativas da coletividade, o setor empresarial é bastante sensível ainfluencia da inflação, dadas a instabilidade e a imprevisibilidade de seus lucros. O empresário ficará em espera, enquanto a situação permanece, e dificilmente tomará iniciativas no sentido de investir na expansão de seus negócios, e isso acabara prejudicando o nível de emprego da economia.
Aponte causas da inflação brasileira, de acordo:
a) Neoliberal
b) Inercialista
c) EstruturalistaExplique qual efeito política estabilização preco sob grau distr. Pessoa renda
Descreva função alocativa, distributiva, estabilizadora do setor publico
A função alocativa do governo esta associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado. Esses bens, tem por principal característica a impossibilidade de excluir determinados indivíduos de seu consumo,...
tracking img