Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE FILOSOFIA

Belo Horizonte
2013

1)Quem foi Sófocles?

Sófocles nasceu no ano de 496 a.C em um subúrbio de Atenas, chamado
Colono.Durante sua longa vida, Sófocles presenciou a expansão, o apogeu e a decadência do império ateniense.
O poeta participou ativamente da vida política de sua pátria; foi tesoureiro –geral de Atenas e foi eleito no mínimo duas vezes comandante doexercito em expedições militares. Porém, em termos de renome, nessas atividades, ele ficou muito aquém desua excelência como poeta.
Sobre Sofócles poeta, pode-se dizer que jamais foi igualado na história literária de Atenas, com aproximadamente 123 peças teatrais, das quais obteve vitória em 24 concursos trágicos.
Morreu em 406 em sua querida Colono, cujas belezas retratou nos versos de sua obraÉdipo em Colono.

2)Explique resumidamente a temática de duas importantes obras de Sófocles: Édipo em Colono e Antígona.
Édipo em Colono relata os últimos dias da vida de Édipo, velho, cego, mendigo e expatriado. Expulso de sua própria Tebas, sem o auxílio de seus dois filhos homens, que se interessam mais pelo trono do que pelo pai, o errante Édipo acaba chegando a Colono, no territórioateniense. O Édipo idoso é diferente do jovem Édipo rei de Tebas, que cego vê melhor do que quando possuia o sentido da visão. A velhice e o sofrimento o tornaram sábio e obediente aos oráculos. E é justamente um oráculo que prediz publicamente que, onde Édipo estiver, vivo ou morto, a cidade será vitoriosa sobre Tebas. Isto causa uma disputa interessante, os que antes o abandonaram agora o querem devolta. Tanto Creonte quanto Polinice - rivais na guerra - tentam de várias maneiras levar Édipo consigo. Mas tanto um como outro são amaldiçõados por ele. Édipo solicita a proteção a Teseu, rei de Colono, garantindo que a predição somente traria benefícios a Atenas.
Édipo é amparado por sua filha Antígona, que o acompanha em sua vida errante. Ismene também o auxilia. Tem-se dito que todos heróis deSófocles são os que mais sofrem e em uma época em que as mulheres eram tratadas como inferiores ele as enaltece.
Antígona Outra vez Sófocles usa sua arte para tecer críticas contra o governo tirânico e para criar uma situação caótica. Em Antígona, o dramaturgo grego expõe, de modo poético, o conflito – que ainda perdura – entra o Direito Positivo e o Direito Natural.Entre obedecer as leistemporais, impostas pelo governante da vez, e as leis eternas, que regem o Universo, Antígona opta pelas segundas, pagando com o seu próprio sangue por suas escolhas.O tirano disposto a dar continuidade a uma lei injusta e Antígona disposta a dar a vida por seu conceito e por seu ideal de Justiça. Entre os dois protagonistas, um povo que não tem coragem de expressar sua contrariedade à decisão do tirano eprefere manter-se em atitude bajulatória.O desfecho trágico do livro mostra Creonte, que fora injustiçado por Édipo em Édipo Rei, atuando com a mesma injustiça contra Antígona, filha de Édipo.Fecha-se o ciclo e cai o pano.
3)Pesquise sobre os antecedentes que marcaram a história de Édipo.
Édipo é filho  de Laio, rei de Tebas,  e da rainha Jacasta. Nos antecedentes dessa história, o Oráculo anuncia a Laio que, por causa de uma maldição, se este viesse a ter um filho com Jacasta, esse filho o mataria. Laio, com temor de que a profecia do Oráculo se realizasse, ordena Jacasta a entregar seu filho a um pastor da região. Amarra, fura-lhe os pés e o abandona no monte Citerón para sua vida ser ceifada. Mas, o pastor, com piedade, entrega-o a Pólibo, rei de Coritos. Pólibo e sua  mulher,Meréope, criam-no como um filho. Depois de crescido, Édipo, insultado por um bêbado que dizia que ele não era filho legítimo do rei, desconfiado vai consultar a Oráculo para saber da sua descendência. O Oráculo apenas  revela que Édipo mataria seu próprio pai  e casaria com sua própria mãe. Desesperado e crendo que Pólibo e Meréope eram seus pais verdadeiros, Édipo resolve abandonar Corintos para...
tracking img