Trabalho de Filosofia do Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Filosofia do Direito

1) Após assistir ao filme “A Solução Final” e analisar os capítulos VIII e XV do Livro Eichmann em Jerusalém de Hannah Arendt responda:
a) Esclareça a menção feitaa Kant no capítulo VIII do Livro.
b) Estabeleça a relação entre o comportamento de Eichmann como cidadão respeitador da lei e seu argumento de defesa com o positivismo jurídico.
R. O comportamento deEichmann era justificado



c) Estabeleça a relação dos argumentos de acusação utilizados contra Eichmann e os nazistas em geral com o jusnaturalismo.
d) No capitulo XV Hannah Arendt expressa que “no geral o grau de responsabilidade aumenta quanto mais longe nos colocamos do homem que maneja o instrumento fatal com suas próprias mãos”, esclareça tal citação.
Resp. Esta citação nos leva acompreensão ao reconhecimento de que os funcionários que executam tais crimes acreditando desempenhar suas funções não podem ser qualificados de "monstros; ao contrario, são pessoas "terrível eassustadoramente normais", pois sua ação se encaixa na lógica de um sistema; é, portanto, uma ação esperada, e geralmente, encorajada institucionalmente ou seja,quem está sob ordem, quem é meramente um cumpridordo dever que lhe é atribuído por um superior hierarquicamente falando, tem o grau de responsabilidade dos atos praticados sob missão (ordem) menor do que daquele em que se emana a ordem , pesar destenão ser o executor mas, sim o ordenador, em virtude do poder de decisão,gestão que está concentrado em suas mãos. Pode se resumir que, afastar-se-á a falsa idéia de que, quem não praticoudeterminado ato estaria isento de responsabilização, em virtude de não ser o executor,mas sim deverá ser penalizado com maior rigor por ser o mentor , o ordenador da execução, mesmo que praticado por terceirossob a sua subordinação.


e) O que Hannah Arendt quer narrar com a celebre expressão “ a banalidade do mal”?
f) O capitão Less no final do interrogatório e execução de Eichmann diz “demos mais...
tracking img