Trabalho de fenomenologia sobre heidegger

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Fenomenologia

1. Descreva as principais diferenças no pensamento de Husserl e Heidegger.

Enquanto Husserl estava buscando desvendar os recônditos mais profundos das mente humana a filosofia de Heidegger se volta ao estudo das experiências comuns que as pessoas ordinárias tem com relação ao mundo. Husserl possui uma preocupação epistemológica, enquanto Heidegger tem umaabordagem ontológica. Entre outros aspectos, estas diferenças são as mais expressivas entre os dois pensadores.

2. Como se articula a noção de "tempo" no pensamento de Heidegger?

O tempo é um horizonte de possibilidades para toda compreensão do “ser”, e sua meta provisória. Para Kant espaço e tempo eram categorias igualmente importantes, para Heidegger, entretanto, o espaço é concebido comouma categoria quase insignificante e, portanto, o tempo se torna objeto de questionamentos mais profundos. O tempo e a existência humana estão intimamente ligados. Nosso “ser”, segundo Heidegger, é realmente um processo de “vir a ser”. Isso induz a conclusão de que não existe nada fixo na essência humana.

3. Discorra sobre a existência humana como um projetar (um projeto um existir) nopensamento de Heidegger.

A existência humana de baseia na idéia do devir, ou seja, o “vir a ser” como fundamento do ser. O ser humano esta constantemente projetando-se no futuro do tempo e por meio disso o trabalho, o pensamento, e tudo em sua volta se projeta-se nesse rumo.

4. A partir do conceito de autenticidade e de inautêntico, discorra sobre a relação entre eles e a "massa", o"das man"na existência humana.

Segundo Heidegger, as pessoas que vivem e trabalham em comunidades rurais tradicionais tem uma compreensão instintiva de sua própria humanidade, estão totalmente absortos e conectados com o mundo por meio de seu trabalho e se reconhecem naquilo que produzem. No entanto, estas pessoas representam uma fração diminuta da humanidade. Por outro lado, a grande maioria, ouseja, as massas, principalmente as que vivem nas grandes metrópoles modernas, em razão da rotina de vida experenciada nesse meio, tendem a perder seu contato com a própria individualidade, em consequência disso, experimentam fortes sentimentos de ansiedade e são levados a uma vida sem autenticidade.


5. Qual a importância da "morte" para a existência humana?

A morte constitui uma limitaçãoda unidade originária do ser-aí, significa que transcendência humana, o poder-ser, contém uma possibilidade de não-ser. O ‘fim’ do ser-no-mundo é a morte. Entretanto, o caráter aparentemente negativo da morte apenas se coloca quando a morte é tomada no sentido vulgar de ser o momento do término físico da vida. Mas há um lado positivo na morte, isso se o ser humano assume o seu ser-para-a-morte,isto é, leva em conta que a morte é um fenômeno da própria existência e não do término dela. A morte apenas tem sentido para quem existe e se põe como um dado fundamental da existência mesma. Assumir o ser para a morte, porém, não significa pensar constantemente na morte e sim encarar a morte como um problema que se manifesta na própria existência. Depois de termos morrido não podemos mais sentir amorte. É um fato que a morte é algo que apenas podemos experimentar indiretamente, no outro que morre. De fato, para Heidegger ve o conceito de morte é uma espécie de angústia ampliada e mais definida na direção de uma caracterização fundamental de nossa existência.

6. Qual a diferença entre "angustia" e medo para Heidegger?

A angústia não é somente um fenômeno psicológico e ôntico, istoé, que se refere somente a um ente ou a algo dado, e sim sua dimensão é ontológica, pois nos remete à totalidade da existência como ser-no-mundo. Portanto, a angústia não deve ser tomada como um mero temor. O medo, segundo Heidegger, constitui uma disposição anímica [Befindlichkeit] que nos desvia ou nos afasta de algo que tememos e com isso ao mesmo tempo manifesta o todo do mundo, em sua...
tracking img