Art mogiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DE MUSA DO DESENVOLVIMENTO A VILÃ URBANA:
A IMAGEM DA ESTRADA DE FERRO MOGIANA

NA IMPRENSA ESCRITA UBERLANDENSE

PEIXOTO, Isabella Beatriz, ( UNITRI) isa_royale@yahoo.com.br
MESQUITA, Lucas Antunes (UNITRI) lucas_liimatainen@hotmail.com.br
MESQUITA, Adailson Pinheiro, ( UNITRI) adailsonmesquita@terra.com.br
ANTUNES, Neiva Beatriz, ( UNICALDAS) viveiroterrabrazilis@terra.com.brRESUMO:
A Estrada de ferro Mogiana pode ser considerada como um grande vetor de desenvolvimento não somente de Uberlândia como de outras cidades da região do Triângulo Mineiro. A chegada da ferrovia em 1895 marcou a intensificação do processo de ocupação e desenvolvimento que se estabeleceria aliado à implantação de estradas de rodagem pela Companhia Mineira de Viação e posteriormente a implantação dacapital no Planalto Central do Brasil. Apesar do importante papel estruturador que desempenhou, a imagem da Estrada de ferro na imprensa de Uberlândia variou da mais calorosa aclamação pública ao título de atravanco ao progresso da cidade. A imprensa desempenhou um importante papel para a retirada dos trilhos e a demolição da estação, já que condenou o declínio da ferrovia e se tornou porta-vozda classe dominante constituída por políticos, empresários do setor rodoviário e agentes imobiliários interessados na valorização dos seus imóveis. Esta situação espelhou os conflitos de interesses existente na cidade e teve na imprensa um dos seus principais porta vozes. A compreensão destas relações de poder, muitas vezes traduzidas pela imprensa, poderá contribuir para o entendimento dasociedade atual e a produção do espaço urbano. Este trabalho procura analisar a evolução da imagem da Estrada de ferro Mogiana à luz dos textos produzidos na imprensa escrita de Uberlândia entre 1895 (data da inauguração da primeira estação) e 1970 (data da retirada dos trilhos do centro da cidade).

Palavras chave: imprensa, Mogiana, imagem.

1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento da região doTriângulo Mineiro deu-se através de vários fatores relacionados à mineração, à produção de café em São Paulo, entre outros fatores. Os transportes figuram com destaque neste cenário. A Estrada de ferro Mogiana pode ser considerada um grande vetor de desenvolvimento não somente de Uberlândia como de outras cidades da região, a chegada da ferrovia em 1895 marcou o processo de ocupação e desenvolvimentoque se estabeleceria aliado à implantação de estradas de rodagem pela Companhia Mineira de Viação. O advento da ferrovia deu-se também pela influência política do Cel. José Teófilo Carneiro que intermediou a passagem da mesma pelo Arraial de São Pedro de Uberabinha.
Com a chegada da estrada de ferro em 1895, o pequeno arraial viu chegar também um plano de urbanização que iniciando no antigocemitério o arruamento se estendia até a estação ferroviária (atual Praça Sérgio Pacheco). O moto contínuo que daí se estabeleceu envolvendo desenvolvimento econômico, transportes e valorização do solo urbano deu forma à cidade e sustentou o poder das elites políticas locais. O papel da imprensa, desde cedo se mostrou preponderante para o fortalecimento das mesmas e se estabeleceu uma dubiedade,que ora mostra por vezes um certo desprendimento e defesa de algumas causas populares focadas principalmente na filantropia ora defende abertamente os interesses das elites.
É notório a grande presença da Companhia Mineira de Auto Viação nas páginas da maioria dos jornais, denotando-se desde o início a tendência à hegemonia dos empresários do setor do transporte rodoviário e posteriormenteaqueles do setor imobiliário.
Apesar do importante papel estruturador que desempenhou a imagem da Estrada de ferro na imprensa de Uberlândia variou da mais calorosa aclamação pública ao título de atravanco ao progresso da cidade. A imprensa desempenhou um importante papel para a retirada dos trilhos e a demolição da estação. Ao mesmo tempo em que condenou o declínio da ferrovia, ela se...
tracking img