INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS MATERIAS.
(FADIGA)

INDICE:
1- DEFINIÇÃO.
2- HISTORIA.
3- MECANISMO.
4- CONCEITOS.
5- FATORES QUE AFETAM A VIDA EM FADIGA DOS MATERIAIS.6- RESISTÊNCIA A FADIGA DE METAIS.
7- REFERÊNCIAS:

1- Definição:

Define-se fadiga como o fenômeno de ruptura progressiva de materiais sujeitos a ciclos repetidos de tensão ou deformação.O estudo do fenômeno é de importância para o projeto de máquinas e estruturas, uma vez que a grande maioria das falhas em serviço são causadas pelo processo de fadiga.

No geral, fadiga é umproblema que afeta qualquer componente estrutural ou parte que move. Exemplos: automóveis nas ruas, aviões (principalmente nas asas) no ar, navios em alto mar, constantemente em choque com as ondas,reatores nucleares etc....(perceba então a importância do fenômeno de fadiga). Pode-se afirmar que 90% das falhas em serviço de componentes metálicos que experimentam movimento de um jeito ou de outro édevido à fadiga. Freqüentemente, a superfície de fratura por fadiga irá mostrar algumas características macroscópicas de fácil identificação e associação ao fenômeno da fadiga, tais como as marcas depraia (ver Figura 1).

[pic]

Figura 1 – Representação esquemática da superfície de fratura em um aço.

A Figura 1 mostra um esquema da superfície de fratura de um aço que falhou por fadiga. Asprincipais características a serem observadas neste tipo de falha são um ponto ou sítio de iniciação da trinca (geralmente na superfície); uma região de propagação de trinca mostrando as marcas de praiae uma região de fratura rápida, onde o comprimento de trinca excede um valor crítico. Tipicamente, a falha sob carregamento cíclico ocorre a níveis de tensões muito mais baixos do que sobrecarregamento monotônico (ensaio de tração).

2- História:

As primeiras observações do fenômeno de fadiga datam o ano de 1829, quando W.A.J Albert publicou resultados de testes realizados em correntes de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Trabalho de fadiga. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-De-Fadiga/96962.html

MLA

"Trabalho de fadiga" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-De-Fadiga/96962.html>.

MLA 7

"Trabalho de fadiga." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-De-Fadiga/96962.html>.

CHICAGO

"Trabalho de fadiga." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-De-Fadiga/96962.html.