Fadiga humana no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 MÉTODO CIENTÍFICO Método em seu sentido mais geral, é a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um fim dado ou um resultado desejado. Nas ciências, entende-se por método o conjunto de processos que o espírito humano deve empregar na investigação e na demonstração da verdade (ANDRADE, 2007). • O Método Científico é o conjunto das atividades sistemáticas eracionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista”(MARCONI E LAKATOS, 2006); • É a maneira de se fazer uma pesquisa científica; • Forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema, quer seja para estudá-lo ou explicá-lo; •Ferramenta utilizada na ciência para aquisição e construção do conhecimento É de fundamental importância pois: Permite reproduzir a pesquisa científica Possibilita a validação através da observação (essência da Ciência)


- Métodos de abordagem É o conjunto de procedimentos utilizados na investigação de fenômenos ou no caminho para chegar-se à verdade. Conforme o tipo de raciocínio empregado, osmétodos de abordagem aplicados na área de Ciências Sociais classificam-se em: Dedutivo (Descartes, séc. XVII): aplicação de princípio gerais a casos específicos (particulares). Macro para Micro (conceito) = inferir, tirar como conclusão A dedução é uma forma de raciocínio científico segundo o qual devemos partir do geral para o particular. Assim, devemos primeiro criar uma lei geral e depois observarcasos particulares e verificar se essa lei não é falseada. Para os adeptos da dedução, o cientista não precisa de mil provas indutivas. Basta uma única prova dedutiva para que a lei possa ser considerada válida. No exemplo do saco, imaginem que o vendedor nos disse que ele estava cheio de feijões brancos. Eu então retiro um feijão de dentro do saco. Se for um feijão branco, então minha hipótese está,por enquanto, correta. Um problema da dedução é que ela geralmente se origina de induções anteriores. Geralmente fazemos uma lei geral depois de já termos observado casos particulares. Ex.: Todo homem é mortal. (premissa geral) José é homem. (premissa particular) Logo, José é mortal. (conclusão particular) Todos os animais respiram. (premissa geral) Ora, o mosquito é animal. (premissa particular)Logo, o mosquito respira. (conclusão particular) Todos os animais são quadrúpedes (premissa errada – nem todos são) Ora o cisne é um animal. (premissa particular) Logo o cisne é quadrúpede. (conclusão particular) Indutivo (Gallileu e Bacon, séc. XVII): descoberta de princípios gerais a partir de conhecimentos específicos (particulares). Micro para Macro (conceito). Caminho contrário do métododedutivo. Indução é o princípio segundo o qual deve-se partir das partes para o todo. Ou seja, ao fazer uma pesquisa, deve-se ir coletando casos particulares e, depois de certo número de casos, pode-se generalizar, dizendo que sempre que a situação se repetir o resultado será o mesmo. Se, por exemplo, eu quero saber a que temperatura a água ferve. Coloco água no fogo e, munido de um termômetro, meçoa temperatura. Descubro que a fervura aconteceu a 100 graus centígrados. Repito a experiência e chego ao mesmo resultado. Repito de novo e vou repetindo até chegar à conclusão de que a água sempre ferverá a 100 graus centígrados. Umberto Eco dá um outro exemplo curioso: os sacos de feijões.

Vejo um saco opaco sobre a mesa. Quero saber o que tem no mesmo. Uso o método indutivo: vou tirando oconteúdo do saco um a um. Da primeira vez, me deparo com um feijão branco. Na outra tentativa, de novo um feijão branco. Repito a experiência até achar que está bom (ou até acabar a verba). Então extraio uma lei: dentro deste saco só há feijões brancos. Ex.: Todos os cães que foram observados tinham um coração. Logo, todos os cães têm coração. Cobre conduz energia, ouro conduz energia, ferro...
tracking img