Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

Administração
2ª Semestre
Prof. ª EAD Ma. Renata Machado Garcia Dalpiaz
Profº Presencial: Adriano Borges da Cruz
Pólo Interação

DESAFIO DE ECONOMIA

Nos dias atuais questões econômicas estão totalmente dentro nos nossos hábitos, pois as decisões do contidiano tanto pessoal, nacional envolvem recursos, produtos epreços, etc. A economia é rica e ampla como outras áreas do conhecimento como: física, biologia, política, historia, geografia, matemática etc., porém matematicamente é possível apresentar cálculos e estatísticas, podem se apresentar gráficos para analisar índices e outros, buscar análise concreta. A economia é um conhecimento a ser estudado em longo prazo e será sempre consultada para as tomadas dedecisões mínimas e máximas, neste trabalho queremos apresentar alguns itens desta disciplina para o conhecimento e aplicação dos estudos já estudados recentemente, como macroecomia, inflação, lucros, entre outros.

Conceito de Custo de Oportunidade

Para construir uma teoria econômica, os economistas elaboram hipóteses amplas, de forma que possam deduzir “Leis econômicas” também amplas. Uma dashipóteses é a de que os seres humanos são racionais, querem sejam eles consumidores, quer sejam eles empresários: sabem o que fazem, sabem fazer o que sabem no momento em que devem fazê-lo. Outros sim são suficientemente perspicazes para não desperdiçar recursos que tenham em mãos, mesmo que tais recursos estejam, em determinado momento, materializados sob forma de moeda. Além disso, quandoconsumidores, os seres humanos buscam sempre a maior satisfação; quando empresários, buscam entre outros objetivos, a maximização do lucro. Para que aquela presumida perspicácia possa ser praticada, a Economia institucionaliza os “mercados onde as trocas ocorrem onde se presume a existência de estreito contato entre os que neles interagem e o pleno conhecimento, destes, sobre tudo o que está a ocorrer emtais mercados”. Os preços de bens e de serviços estão apresentados pela economia pela razão de troca entre eles em decorrência de sua escassez e de suas utilidades o que,em suma, viria a ser a expressão mais material do confronto entre o “desejo e possibilidade de ter” e o “desejo e possibilidade de ofertar”Nem sempre nos textos econômicos a expressão “Custo de oportunidade”aparece de formaexplicita. Por vezes os autores utilizam uma expressão sinônima: “Custos alternativos”.
EXEMPLO: O rendimento obtido pelo aluguel que a firma poderia obter se assim procedesse com um terreno disponível quando fosse essa cotejada coma alternativa de usar tal terreno para suas atividades fabris.

Curva de Possibilidade de Produção (CPP)
A curva representa todas as possibilidades de produção quepodem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes.Em economias de mercado, descentralizadas, a escolha sobre as alternativas de produção fica a cargo do mercado. Já em economias planificadas, centralizadas, o deslocamento da CPP é feito conforme decisão de quem a controla.Devido a limitação de recursos, a produção total, de um país por exemplo, tem um limite máximo, uma produção potencial,que é representada por um ponto sobre a curva.Quando um ponto está dentro da curva a economia está operando com capacidade ociosa ou desemprego de recursos (fatores de produção sub-utilizados). Quando o ponto está fora da curva há uma situação impossível de utilização de mais recursos do que os disponíveis. Esse ponto somente será atingido com um aumento na CPP, que representará um acréscimo defatores de produção, representando o desenvolvimento de uma sociedade.
EXEMPLO: Um sítio com um tamanho fixo, uma base de instalações, insumos agrícolas e um número fixo de trabalhadores, produz dois tipos de bens: Feijao Guandú e Milho. Se o ruralista utilizar toda a terra para cultivar milho, não haverá área disponível para o plantio de Guandú. Por outro lado, se ele quiser se dedicar somente...
tracking img