Osteoporose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RBCS

artigoS

dE

rEviSão

ABORDAgEM fISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTES COM OSTEOPOROSE E OSTEOARTROSE ASSOCIADAS: UMA REVISÃO LITERáRIA PHySIOTHERAPIC APPROACH IN OSTEOPOROSIS AND OSTEOARTHRITIS ASSOCIATED PATIENTS: A LITERARy REVIEW.
Magda Danelucci da Silva1, Rosamaria Rodrigues garcia2 1- Discente do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul -IMES; 2- Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, professora e supervisora de estágio de Fisioterapia em Saúde Coletiva do curso de Fisioterapia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - IMES.

RESUMO O presente trabalho, por meio de revisão da literatura, abordou na introdução as duas patologias, osteoartrose e osteoporose, definições,prevalências e incidências, fatores de risco e tratamento fisioterapêutico, entre outros aspectos. No desenvolvimento, abordou aspectos fisioterapêuticos no tratamento dos portadores das duas patologias. Finalmente, foi proposto que a hidroterapia é um dos recursos mais adequados para o tratamento das duas patologias associadas, sendo que os demais recursos podem ser utilizados para o controle das dores,desde que aplicados pelo fisioterapeuta de forma adequada. Obejtivos: verificar, por meio de revisão bibliográfica, os procedimentos fisioterapêuticos utilizados em pacientes com osteoporose associada à osteoartrose. Palavras-chave: osteoartrose, osteoporose, reabilitação, ossos.

ABSTRACT This article, by a literature review, discussed in its introduction the definitions, prevalence, incidences,factors of risk, physiotherapic treatment, among other aspects of two pathologies: osteoarthritis and osteoporosis, In its development, it discussed the physiotherapic aspects in the treatment of patients with both pathologies. Finally, it was proposed that hydrotherapy is one of the most appropriate resources for the treatment of the two associated pathologies, and the other resources can be usedto control the pain, since they are used correctly by the physiotherapist. Keywords: osteoarthritis, osteoporosis, rehabilitation, bones.

Revista Brasileira de Ciências da Saúde, ano III, no 8, ago/out 2006

57

artigoS

dE

rEviSão

SAÚDE
exercícios específicos para o treinamento do equilíbrio são importantes, sobretudo para as vítimas de quedas. Além da prática de exercícios e damodificação do comportamento geral, os meios físicos, como a terapia com calor e frio, a eletroestimulação neuromuscular transcutânea (TENS) e as órteses, também podem ser utilizadas para diminuir a dose necessária do medicamento contra a dor. Esses agentes não apenas diminuem a dependência da medicação contra a dor, mas também diminuem o risco de quedas, através da eliminação dos efeitoscolaterais que a medicação contra a dor exerce no sistema nervoso central.2 Osteoartrose A osteoartrose é uma patologia crônica, caracterizada por progressivas alterações degenerativas da cartilagem hialina, associadas à esclerose do osso subcondral e neoformação óssea reacional, sob a forma de osteófitos. O paciente evolui com artralgia e limitação funcional de grau variado e, em alguns casos, comdeformidades articulares. As articulações comprometidas apresentam ocasionalmente, óbvias alterações inflamatórias, o que poderia justificar a definição da patologia como osteoartrite.Alguns autores também a definem como doença articular degenerativa, mas o termo osteoartrose é o mais difundido na literatura.5 Sua incidência é muito elevada em nosso meio, sendo a osteoartrose (OA) responsável pelaincapacidade laborativa de cerca de 15% da população adulta do mundo. No Brasil, ocupa o terceiro lugar na lista dos segurados da Previdência Social que recebem auxíliodoença, ou seja, 65% das causas de incapacidade.6 Segundo Felice e colaboradores, 2002, os principais fatores que influenciam no aparecimento da OA são: idade; sexo; hereditariedade; obesidade; alterações hormonais e metabólicas;...
tracking img