Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O ramo de negocio que pesquisamos é o plantio do milho, principalmente na Quarta Colônia (Região Central do Rio Grande do Sul).
O milho é um conhecido cereal, cultivado em grande parte do mundo. É extensivamente utilizado como alimento humano ou ração animal, devido às suas qualidades nutricionais.
É um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo quase todos osaminoácidos conhecidos, tem um alto potencial produtivo e é bastante responsivo à tecnologia. Seu cultivo geralmente é mecanizado, se beneficiando muito de técnicas modernas de plantio e colheita.
Nos municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana, no Rio Grande do Sul (principalmente Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno e São João do Polêsine), o Programa de Irrigação e Drenagem (sistematizaçãode solos) está incorporando áreas de várzeas não aproveitáveis ao sistema produtivo das propriedades. A regularidade da produção e a alta produtividade têm garantido a sustentabilidade das propriedades orizícolas da região, com cerca de 95% das áreas sistematizadas. A adubação deve ser feita conforme a análise do solo. O nível tecnológico da cultura está entre o médio e o alto.
O milho também éuma das culturas mais cultivadas pela agricultura familiar brasileira, tanto para a subsistência quanto para a venda local, onde a colheita é feita na maioria das vezes manualmente, e em casos específicos, quando em maior quantidade, com o auxilio de maquinas.
Basicamente, o milho é utilizado na alimentação, seja ela indireta (como ração animal) ou através do consumo humano direto. A produçãode milho é uma das mais difundidas entre as de alimentos transgênicos, em parte por que seu consumo é basicamente para ração animal, onde a resistência do consumidor é menor.
Algumas variedades não comerciais e selvagens de milho são cultivadas ou guardadas em bancos de germoplasma para adicionar diversidade genética durante processos de seleção de novas sementes para uso doméstico- inclusive milho transgênico.
Além dos benefícios óbvios decorrentes da exportação (como a geração de divisas para o país), a cultura de milho adquire importância estratégica quando se leva em conta a vantagem de mercado que uma grande produção nacional de milho traz para atividades agrícolas que usam a ração animal como base, como a bovinocultura, a avicultura, a suinocultura eaté a piscicultura.
CULTIVO DO MILHO NA REGIÃO DA QUARTA COLÔNIA – RS

Atualmente a região da Quarta Colônia produz aproximadamente 12 hectares de área plantada de milho, onde na verdade a expectativa de plantio seria de 21 hectares plantados, essa queda se teve devido à estiagem.
A estimativa da ultima safra foi de 1020 Kg por hectares, o que corresponde á 17 sacas porhectares, por tanto 72% de prejuízo, onde em outras safras a produção seria de 3600 Kg por hectare, ou seja, 60 sacos.
Mas tudo isso com auxilio da tecnologia, adubos químicos, sementes certificadas e transgênicas, coberturas nas lavouras. Sendo destas 85% de área própria e 15% de área arrendada.
Na região, 50% da produção do grão nas propriedades é consumido pelo próprio agricultor; 5% sãovendidos por atacadistas intermediários, ou seja entre produtores, e 45% entre nas Cooperativas da região.
A produção de milho na quarta colônia é feita de forma pós fumo, ou seja, tira-se o fumo, planta-se o milho, e somente em torno de 50% da área é feita a conservação do solo para o plantio de milho.
Essa cultura vem crescendo vagarosamente, assim como seus lucros. Os lucros aparecem sehouver organização, e uso da tecnologia á favor da cultura.
Os investimentos no plantio são considerados médios, investindo se lucrará.
Quanto à produção, a grande maioria é repassada para cooperativas da região e pouca percentagem é consumida pelos próprios produtores.
A cada ano a produção cresce porem lentamente, pois, na região ainda não é exclusiva essa cultura, lá se tira duas...
tracking img