Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É MOEDA?
QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DA MOEDA E SEUS TIPOS?
QUAL É A DEMANDA DA MOEDA?

A moeda tem um papel fundamental em nossa sociedade, e seu estudo é um dos tópicos mais interessantes abordados no estudo econômico. A teoria monetária aborda alguns de seus impactos na economia, e abrange um conjunto de instituições e instrumentos que cumprem funções importantes.
Moeda é um instrumento ouum objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamento de bens e serviços. Essa aceitação é garantida por lei, ou seja, a moeda tem um custo forçado.
Antes de existência da moeda, o fluxo de troca de bens e serviços na economia dava-se por escambo, com trocas diretas de mercadoria por mercadoria. É fácil imaginar os transtornos trazidos por tal mecanismo. Sealguém tivesse a mercadoria sal em excesso e precisasse trocar por outra (por exemplo, carne), precisaria primeiro localizar alguém que tivesse carne em excesso e desejasse sal, e, em seguida teria de resolver o problema de quantidade e divisibilidade: quanto de sal seria necessário para comprar um boi? E se a pessoa precisasse apenas de meio boi?
A moeda também serve como unidade de conta. Comocada produto ou serviço tem o seu valor, a moeda torna possível um sistema de preços. Novamente entramos no ponto de que posterior. Isso significa que ela serve como reserva de valor. A moeda para cumprir bem essa função, deve ter um valor estável, de forma que quem a possuir tem uma ideia de quanto pode obter em troca. Mais de um ativo pode cumprir as funções da moeda, e em alguns casos a moedaoficial não cumpre perfeitamente todas as funções, principalmente no contexto inflacionário. Entretanto, é um caso atípico.
Os metais preciosos passaram a assumir a função de moedas por diversas razoes: são limitados na natureza, possuem durabilidade e resistência, são divisíveis em peso etc. Para exercer o controle sobre os metais em circulação foi implantada a “cunhagem” da moeda pelosgovernantes, o que deu origem a atual moeda metálica. Emitidas pelo banco central, constituem pequena parcela da oferta monetária e visam facilitar as operações de pequeno valor ou com unidade monetária fracionada (troco).
O papel moeda de hoje teve origem da moeda papel. As pessoas de posse de ouro, por questões de segurança, o guardavam e casas especializadas (embrião do atual sistema bancário), ondeourives – pessoas que trabalhavam o ouro e a prata – emitiam certificados de deposito dos metais. Ao adquirir bens e serviços, as pessoas podiam então fazer os pagamentos com esse certificado, já que, por serem transferíveis o novo detentor do título poderia retirar o montante correspondente de metal com o ourives. Como depositário do metal merecia a confiança de todos esses certificados foramganhando livre circulação, passando a ter aceitação geral, por que possuíam lastro e podiam ser convertidos a qualquer instante em ouro. Ao longo do tempo, entretanto, o lastro tornou-se menor que 100%, pois o ourives, percebendo que sempre permanecia em sua firma determinado montante de metais preciosos sobre os quais não havia comando, passou a emitir moeda-papel em proveito próprio, sem nenhumlastro. O papel-moeda também emitido pelo banco central representa parcela significativa da quantidade de dinheiro em poder do publico.
A medida que a sociedade evolui, a forma de convivência e os relacionamentos comerciais vão-se modificando. Além do papel-moeda de emissão privativa do Estado, por meio de bancos centrais, há o que chamamos de moeda bancária ou moeda escritural. Os bancos comerciaispodem criar moeda, assim como os ourives faziam quando emitiam mais certificados do que o ouro que mantinham em depósito. Nos bancos, somente uma parte do total de depósitos é utilizada ao mesmo tempo. Em qualquer momento existem pessoas depositando e outras retirando, de tal forma que, balanceando essas operações, somente uma parcela do todo é movimentada. Ao contrário do que muitas vezes se...
tracking img