Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia
Estruturas de Mercado
Concorrência perfeita
1 - O que é concorrência Perfeita:
É o modelo de mercado no qual nenhum agente tem capacidade para influenciar os preços (poder de mercado nulo), devido ao grande número de compradores e fornecedores.
Assim, cada empresa age individualmente, sem precisar ter em conta as decisões das outras. Observando o preço de mercado, decide quequantidade pretende vender a esse preço.

2 - Principais características:
2.1 - Existência de um grande número de compradores e vendedores.
Existe um número tão grande de compradores e vendedores, sendo cada vendedor ou comprador tão pequeno em relação ao tamanho do mercado, que nenhum deles, atuando isoladamente, consegue influenciar o preço da mercadoria.
2.2 - Produtos homogêneos.
Osprodutos colocados no mercado pelas empresas são perfeitos substitutos entre si. Como, resultado os compradores são indiferentes quanto à empresa em que eles irão adquirir o produto.
2.3 - Livre entrada e saída de firmas.
Não Existem barreiras legais ou econômicas tanto para a entrada quanto para a saída de empresas do mercado. Pressupõe-se, portanto, a inexistência de direitos de propriedades epatentes que possibilitem a uma empresa ou grupo de empresas controlarem a entrada de novas firmas no mercado. Se tal controle ocorrer, a concorrência estará limitada, e o mercado não será perfeitamente competitivo.
2.4 - Transparência de mercado.
Tanto compradores quanto vendedores têm informação perfeita sobre o mercado: ambos conhecem a qualidade do produto e seu preço vigente. Os vendedoresconhecem também os custos e os lucros de seus concorrentes.
2.5 - Igualdade no acesso a tecnologia e aos fatores de produção.
Todas as empresas instaladas na indústria, tal como as que ponderam entrar na indústria, têm igual acesso à tecnologia e aos fatores de produção.

3 – Outros fatores de mercado:

3.1 - Procura da empresa.
Ao preço de mercado, p, a empresa vende a quantidade deproduto que quiser. A um preço superior, a empresa não consegue vender qualquer quantidade.

A procura da empresa (qD) é horizontal, ou seja,
Infinitamente elástica. A procura do mercado (QD) mantém a configuração típica (negativamente inclinada).

3.2 - Receita e rendimento.

O objetivo da empresa é maximizar o seu lucro. Em concorrência perfeita, como o preço é independente da quantidade, areceita total é linear.
A receita média e o rendimento marginal são constantes e iguais ao preço de mercado.
A empresa escolhe o volume de produção que maximiza a diferença entre a receita total e o custo total. Nesse volume ótimo, o custo marginal é igual ao rendimento marginal (que, em concorrência perfeita, é igual ao preço).

3.3 - Limiar de rentabilidade.

Para que o lucro sejapositivo, é necessário que a empresa produza com um custo médio inferior ao preço de mercado.

3.4 - Limiar de encerramento.

• Quando o preço é igual ao mínimo do custo médio de período longo, a empresa tem lucros nulos (ou normais) no longo prazo. Está no seu limiar de rentabilidade ou limiar de encerramento de longo prazo.

• No curto prazo, ainda que os lucros sejam negativos, a empresa podeter interesse em manter a produção. Se não produzir, terá um prejuízo igual aos custos fixos (afundados). Portanto, deve produzir caso as receitas sejam suficientes para compensar os custos variáveis. Se o preço for igual ao mínimo do custo variável médio de período curto, a empresa está no seu limiar de encerramento de curto prazo.

4 – noções de oferta e equilíbrio:

4.1 – Oferta de períodocurto.

Quando o preço é inferior ao mínimo do custo variável médio de período curto, a empresa não deve produzir (no curto prazo). Sendo superior, a oferta individual de período curto é dada pela curva de custo marginal de período curto.
Cada empresa escolhe o volume de produção que maximiza o seu lucro.
A condição de otimização consiste na igualdade entre o preço e o custo marginal de...
tracking img