Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de economia
1-
A concorrência pura ou perfeita é um tipo de mercado em que há grande número de vendedores (empresas), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, não afeta a oferta do mercado nem, conseqüentemente, o preço de equilíbrio. A concorrência perfeita, como o mercado é transparente, se existirem lucros extraordinários em curto prazo, isso atrairá nova firmas para o mercado,pois também não há barreiras ao acesso. Com o aumento da oferta de mercado (devido ao aumento no número de empresas), os preços de mercado tenderão a cair, e conseqüentemente também os lucros extras que tendem a zero.
O mercado monopolista caracteriza-se por apresentar condições diametralmente opostas ás da concorrência perfeita. Nele existe um único empresário (empresa) dominando inteiramente aoferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro. Não há, portanto, concorrência, nem produto substituto ou concorrente. Nessa estrutura de mercado, a curva da demanda da empresa é a própria curva da demanda do mercado como um todo. Ao ser exclusivo no mercado, a empresa monopolista determina o preço de equilíbrio, de acordo com sua capacidade de produção.

2-
O lucro normal representa ocusto de oportunidade da capital empregado na empresa, ou seja, quanto seria ganho em outra atividade ou aplicação alternativa.Lucro econômico ou extraordinário( ou ainda lucro extra) é o que empresa aufere, acima do lucro normal. Isto é, a diferença entre a receita total e o custo total, incluindo-se o lucro normal como custo implícito(não desembolsado efetivamente pela empresa).

3-
Nomonopólio temos somente um produtor, que domina toda a oferta do produto e, portanto, depara-se com toda a demanda de mercado. Na maximização de lucros, a regra do monopolista é simplesmente igualar RMg = CMg, lembrando que, ao deparar-se com a demanda do mercado, que é negativamente inclinada, está regra será diferente de P=CMg do caso de concorrência.
No caso de oligopólio, temos um número pequenode firmas, de modo que cada uma delas tem algum poder de monopólio, mas há alguma concorrência entre as firmas. A regra de como o preço é fixado depende da corrente de pensamento. Segundo a Teoria Marginalista, novamente a firma visa a maximização de lucros, sendo que agora a demanda que firma se depara depende do seu impacto no mercado e da concorrência com as demais firmas. Segundo a Teoria daOrganização industrial, o objetivo da firma seria maximizar o Mark-up, que seria pela seguinte equação:
Mark-up= Receita de vendas – Custos diretos ( ou variáveis)
O preço cobrado pela empresa, no modelo de Mark-up, é calculado da seguinte forma: p =(1-m) C
Onde p= preço do produto
m= taxa de Mark-up
C= custo unitário direto (equivalente ao custo variável médio).
4-
As estruturas domercado de fatores são:
• Concorrência perfeita: Um grande número de firmas atomísticas oferta os fatores ao preço de mercado.
• Monopsônio: Uma única firma é a compradora do insumo produzido por diversas firmas.
Monopólio Bilateral: ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta-se com um monopolista na venda desse fator.

5-
Macroeconomia- Estuda o funcionamentoda economia em seu conjunto.Seu propósito é obter uma visão simplificada da economia que, porém ao mesmo tempo, permita conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou de um conjunto de países.
• Considera o estudo dos agregados como produção, consumo e a renda da população como um todo.
• Maior amplitude,apreciando o funcionamento da economia no seu global
•Preocupa-se com o nível geral dos preços, ou seja, como os preços de alguns bens variam em relação aos demais
Microeconomia- Ramo da ciência economia voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo representados pelos indivíduos e/ou famílias (estas, desde que caracterizadas por um orçamento único) ao estudo das empresas, suas respectivas produções e custos, e ao estudo da geração e...
tracking img