Bibliotheca alexandrina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bibliotheca Alexandrina

كتبة الإسكندرية

1. Introdução

O próprio nome da Biblioteca Alexandrina evoca a imagem de um passado glorioso de um patrimônio comum de toda a humanidade. A antiga Biblioteca de Alexandria foi a maior aventura do intelecto humano, representou o auge de aprendizagem.
Os grandes pensadores, cientistas, matemáticos e poetas da época de todas as civilizações, passarama estudar e trocar idéias. Eles tentaram recolher tudo o que tinha sido produzido pela mente humana em todas as culturas conhecidas a eles. Com mais de 700 mil rolos de papel, o equivalente a mais de 100 mil modernos livros impressos, o conhecimento universal empurrou a mente humana em diversas áreas.
Tendo sido uma das maiores do mundo, a antiga biblioteca de Alexandria foi um farol deconhecimento, no qual os frutos de suas obras e idéias de seus estudiosos se tornaram a base do nosso mundo atual.
Esta semente inspirou acadêmicos de todos os lugares, para se dedicarem a um novo projeto de biblioteca, quase no mesmo lugar da antiga, e dar continuidade a sua missão de farol do conhecimento.
Há décadas as autoridades egípcias tinham uma visão abrangente do desenvolvimentosócio-economico, de renovação da infra-estrutura e urbanização do Egito, também com a unidade de conservação do patrimônio cultural; incluíram a Biblioteca Alexandrina em seus planos para instituir suas necessidades culturais, intelectuais e de desenvolvimento científico em paralelo com o desenvolvimento físico.
A partir de 1986 iniciaram-se os estudos para a nova biblioteca, em esforço internacional conjunto,encabeçados pela UNECSO e pelo governo egípcio.
Em 26 de junho de 1988, o presidente do Egito, Hosni Mubarak, assentou a pedra fundamental para a Bibliotheca Alexandrina, em área de cerca de 32.500 m², adjacente ao campus principal da Universidade de Alexandria, juntamente com o apoio e patrocínio da UNESCO.
O objetivo era o renascimento da antiga instituição como um templo de aprendizagem, comfoco principalmente na busca da excelência no conhecimento, na história, geografia e cultura do mundo mediterrâneo e do Próximo Oriente.

2. A nova Biblioteca de Alexandria

Tal qual a fênix, ave majestosa que, segundo a tradição egípcia, vivia séculos e quando queimada renascia das próprias cinzas, ressurge da antiga biblioteca, destruída pelas chamas provocadas pela insanidade belicosa dosromanos e pela intolerância religiosa, a nova Biblioteca de Alexandria.
A nova biblioteca de Alexandria, a poucos passos da localização da antiga biblioteca, que recebe o nome sugestivo de Bibliotheca Alexandrina, foi inaugurada em 16 de outubro de 2002 pelo Presidente da República Arábica do Egito, Hosni Mubarak com a presença de inúmeros chefes de estado de todo o mundo.
Situa-se junto àUniversidade de Alexandria, Faculdade de Artes, na cidade de Alexandria, no bairro Shatby, com vista para o Mar Mediterrâneo.
Na vista panorâmica da Porta Oriental circular, encontra-se a serena e velha Citadela Mameluke de Qait Bey, erigida em 1480 no local do famoso Farol.
Foi através da UNESCO e a União Internacional de Arquitetos, com financiamento do Programa de Desenvolvimento das NaçõesUnidas, que foi estabelecido um concurso internacional de arquitetura para o projeto da nova biblioteca. Dos mil trezentos e vinte e quatro pedidos de participação, por arquitetos de setenta e quatro países, concorreram quinhentos e vinte e quatro projetos, de cinqüenta e oito países. Venceram o concurso, em primeiro lugar: a Construtora Snohetta Arkitektur Landskap, Oslo, Noruega (projeto executado).Em segundo lugar: grupo Manfredi Nicoletti, Roma, Itália. Em terceiro lugar: José Eduardo Ferolla e equipe, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. O custo total do projeto foi de duzentos e cinqüenta milhões de dólares.
O conceito do projeto se constitui em um círculo, representando o sol, o símbolo do que ilumina e aquece o mundo e os homens e iluminará a civilização humana, desenhado como uma...
tracking img