Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Fundamentos de Economia


Q U E S T Õ E S:
1) Caracterize as estruturas do mercado de bens e serviços: concorrência prefeita e concorrência monopolista. Ao maximizar seus lucros na concorrência perfeita a RMg = CMg; o que significa?




2) Diferencie lucro normal de lucro extraordinário.

O Lucro Normal é o valor que o proprietário mantém de uma determinada atividade, ovalor que exceder do lucro normal passa a ser chamado de Lucro Extraordinário é onde as receitas superam os lucros.

3) Confronte ás características do monopólio com do oligopólio. De que modo o preço é fixado em cada uma delas.

Monopólio é a ausência de concorrência onde existe apenas um fornecedor, eles fixam um valor que lhes dará maior lucro, onde eles poderam diminuir a produção e aumentaros preços, por serem os únicos fornecedores. Os Oligopólios já possuem mais de um fornecedor mas mesmo assim são poucos, onde cada um tem uma grande parte do mercado, a alteração na venda de um desses fornecedores afetará a todos. Já os Monopólios não há problema algum, eles estimulam um preço que lhe dará maior lucro, e se aparecer algum concorrente, eles diminuem o preço para desistimular aentrada do concorrente.



4) Quais as estruturas do mercado de fatores de produção? Como elas se caracterizam?

Existem, assim, mercados de concorrência perfeita e mercados de concorrência imperfeita, que por sua vez se subdividem em concorrência monopolística, monopólio e oligopólio.



5) Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia.Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados (renda, produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos, taxa de câmbio). No estudo destes agregados, a Macroeconomia tradicional, baseada na tradição keynesiana (também conhecida como Macroeconomia ad hoc),negligencia o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos, que são as preocupações da Microeconomia. No entanto, esta é apenas uma mudança de enfoque, não havendo contradição entre as duas abordagens.


6) Descreva os objetivos de política econômica. E dê dois exemplos de políticas de estabilização da inflação.




7) Como a distribuição de renda pode ser realizadaem nosso país? Por que medidas de combate à inflação tem um impacto negativo sobre o processo de distribuição de renda?

A distribuição de renda no brasil poderia ser bem mais adequada. Em energia elétrica, agricultura, saúde, emprego, educação, habitação, saneamento básico e também investido nas micro e pequenas empresas que geram trabalho para nosso pais.

Mas quando a distribuição de rendaé mal feita, as causas e as conseqüências são: violência, drogadição, prostituição, a baixa escolaridade e a desigualdade social para a nossa população.



8) À luz da experiência brasileira, como podemos definir o período que ficou conhecido com "milagre econômico"?



9) Diferencie crescimento econômico de desenvolvimento econômico.

Crescimento econômico é quando a exportação superaa importação(resumidamente, claro), ou seja, o superávit supera o déficit.
Desenvolvimento é quando a riqueza é distribuída entre a população, tornando possível uma melhor qualidade de vida entre a maioria dos indivíduos daquela nação.


10) Resuma os instrumentos de política econômica.

Os instrumentos de política econômica são:
a) Política Fiscal: Gastos Públicos e Impostos. Sãoinstrumentos que afetam o lado real da economia;
b) Política Monetária: Instrumentos ligados a quantidade de moeda e títulos públicos. Os principais instrumentos da política monetária são: emissões, reservas compulsórias, open market, redesconto, regulação sobre crédito e taxas de juros;
c) Política Cambial e comercial: Políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da...
tracking img