Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS

DANIELA RIBEIRO FELICIANO

AS TEORIAS DE VALOR: OBJETIVA E SUBJETIVA

POUSO ALEGRE – MG
2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O valor das mercadorias, benseconômicos, é representado principalmente pela sua utilidade. Mas, não é somente a utilidade que deve ser levada em consideração, mas também a quantidade disponível desse bem no mercado.
As teorias devalor econômico dos bens surgiram na Antiguidade, com Aristóteles e suas duas classes de valor: o valor de uso e o valor de troca. Porém, essas teorias evoluíram, mas de um modo lento e durante muitotempo o valor de uma mercadoria foi visto somente como uma reprodução do trabalho. Apenas de um tempo recente que se começou a ligar o valor dos bens as vontades humanas e suas necessidades. Édualidade entre subjetivismo e objetivismo, ou seja, o conflito entre a teoria subjetiva do valor (teoria do valor de uso, valor da utilidade) e a teoria objetiva do valor (valor - trabalho).
O valor éalgo relacionado a trocas de dois serviços diferentes que se completam (a necessidade e a produção), que são conceitos subjetivos e relativos, pois variam entre os indivíduos, já que as necessidadessão diferentes e através delas que se produz ou não algo. Por isso, o valor não é algo que se baseia somente no produto e no trabalho, não é uma qualidade da mercadoria. O valor depende dos sentimentos,dos gastos e das necessidades dos indivíduos. Já que é fácil a comparação entre trabalho e valor.
Como já foi dito, além da utilidade deve-se considerar a raridade da mercadoria, a sua disposição nomercado, pois com isso o valor se torna variável no ato da troca, venda.
Contreiras Rodrigues criou em sua obra Conceito de valor e preço, uma classificação das teorias de valor:
* Teoriassubjetivas:
1. Valor estimativo
2. Valor utilidade
3. Valor oferta e procura
4. Valor utilidade-final

* Teorias objetivas:
1. Valor-trabalho
2. Valor custo de produção...
tracking img