Os transtornoscognitivos do idoso

942 palavras 4 páginas
Projeto de Pesquisa

Os transtornos cognitivos no idoso

Título: Os Transtornos Cognitivos no Idoso

1- Resumo

O aumento da população idosa no Brasil nos faz pensar sobre as diversas possibilidades de se lidar com esta nova realidade.

Ser idoso, hoje em dia, significa, muitas vezes, estar no mercado de trabalho, caminhar pelas ruas da cidade, utilizar transporte público, buscar alternativas de lazer e muito mais.

Nem sempre conhecemos a condição dos nossos idosos hoje. Esta condição não se refere exclusivamente à condição física, e as patologias que afetam esta fase da vida, refere-se às condições sociais, psicológicas, morais e políticas, é uma realidade multifacetada.

A sociedade precisa apropriar-se de seus idosos e para isso, é necessário conhecimento, compreensão e investimento pessoal, pois muitas vezes, o idoso, na nossa sociedade, é visto como incapaz, principalmente incapaz de pensar, de aprender e ter uma vida autônoma.

Este trabalho pretende ressaltar a situação do idoso no Brasil, discorrer sobre as patologias que afetam a cognição e apresentar alternativas de tratamento e prevenção dos transtornos que possam limitar ou abreviar a qualidade de vida do idoso.

2 - Justificativa

A questão do idoso e do processo de envelhecimento é atual, preocupante e está recebendo cada vez mais a atenção dos pesquisadores e profissionais da área de gerontologia, uma vez que é fato que as pessoas estão vivendo mais.

O declínio cognitivo com o aumento da idade é uma das grandes preocupações do ser humano. Este trabalho parte de aspectos amplos da questão envelhecimento e cognição, passando pelos aspectos específicos das funções cognitivas, sem descuidar da abordagem da cognição nos transtornos do envelhecimento e principalmente da intervenção junto a pacientes com demência.

Quais são os distúrbios cognitivos do envelhecimento? Existe uma perda de memória com a idade? As

Relacionados