Os transtornoscognitivos do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Pesquisa



Os transtornos cognitivos no idoso



Título: Os Transtornos Cognitivos no Idoso



1- Resumo



O aumento da população idosa no Brasil nos faz pensarsobre as diversas possibilidades de se lidar com esta nova realidade.



Ser idoso, hoje em dia, significa, muitas vezes, estar no mercado de trabalho, caminhar pelas ruas da cidade, utilizartransporte público, buscar alternativas de lazer e muito mais.



Nem sempre conhecemos a condição dos nossos idosos hoje. Esta condição não se refere exclusivamente à condição física, e as patologiasque afetam esta fase da vida, refere-se às condições sociais, psicológicas, morais e políticas, é uma realidade multifacetada.



A sociedade precisa apropriar-se de seus idosos e para isso, énecessário conhecimento, compreensão e investimento pessoal, pois muitas vezes, o idoso, na nossa sociedade, é visto como incapaz, principalmente incapaz de pensar, de aprender e ter uma vidaautônoma.



Este trabalho pretende ressaltar a situação do idoso no Brasil, discorrer sobre as patologias que afetam a cognição e apresentar alternativas de tratamento e prevenção dos transtornos quepossam limitar ou abreviar a qualidade de vida do idoso.




2 - Justificativa

A questão do idoso e do processo de envelhecimento é atual, preocupante e está recebendo cada vez mais a atençãodos pesquisadores e profissionais da área de gerontologia, uma vez que é fato que as pessoas estão vivendo mais.



O declínio cognitivo com o aumento da idade é uma das grandes preocupações doser humano. Este trabalho parte de aspectos amplos da questão envelhecimento e cognição, passando pelos aspectos específicos das funções cognitivas, sem descuidar da abordagem da cognição nostranstornos do envelhecimento e principalmente da intervenção junto a pacientes com demência.



Quais são os distúrbios cognitivos do envelhecimento? Existe uma perda de memória com a idade? As...
tracking img