Trabalho de economia venezuela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia
A economia da Venezuela era essencialmente agrícola e pecuária até a primeira década do século XX. A partir de 1910, os investimentos maciços na indústria petrolífera determinaram uma completa transformação na economia nacional, que passou a depender da exportação de óleo bruto. Em 1928, a Venezuela já era o maior exportador mundial de petróleo cru e se manteve nessa posição até 1970.Agricultura e pecuária

As terras agricultáveis correspondem a cerca de quatro por cento do território do país, mas apenas dois terços desse total são cultivados. Aproximadamente 15% da mão-de-obra venezuelana está empregada na agricultura, que produz para consumo doméstico sobretudo banana, milho e sorgo. As principais culturas comerciais são cana-de-açúcar, café e cacau.
A criação extensivade bovinos é praticada nos llanos e, de forma mais limitada, nas planícies em torno do lago Maracaibo.
Pesca e recursos florestais. Apesar do extenso litoral venezuelano, a pesca não é muito desenvolvida no país. Uma empresa governamental foi fundada na década de 1970 para desenvolver a indústria pesqueira. A enchova é a espécie mais abundante, destinada ao consumo local e ao mercado externo,juntamente com o camarão.
Embora as reservas florestais venezuelanas sejam imensas, a indústria florestal do país se desenvolveu muito lentamente, em virtude da distância das reservas mais ricas e das rígidas leis de conservação criadas pelo governo.
Energia e mineração

A exploração de petróleo foi dominada por multinacionais até 1976, quando o governo venezuelano nacionalizou a indústriapetrolífera. As maiores jazidas estão na região do lago Maracaibo, mas foram descobertos grandes depósitos nos llanos orientais, no delta do Orinoco e na plataforma continental. O subsolo venezuelano é rico também em gás natural e carvão.
A produção de minério de ferro ganhou grande importância a partir da década de 1950. A pouca distância de Ciudad Bolívar e Ciudad Guayana existem imensas jazidas deminério de alto teor, exploradas a partir da década de 1950 por empresas americanas, nacionalizadas em 1976. Outros metais extraídos incluem ouro, diamantes, cobre, zinco, níquel, chumbo, titânio e manganês. Fosfatos, enxofre e amianto são explorados industrialmente.
Afora o petróleo e o gás natural, os rios venezuelanos constituem a mais importante fonte de energia do país. O rio Caroní, tributáriodo Orinoco, é o de maior potencial hidrelétrico, e em segundo lugar vem o rio Santo Domingo, que desce a cordilheira de Mérida e também pertence à bacia do Orinoco. Os pequenos rios que descem os Andes também têm seu potencial hidrelétrico aproveitado.
Indústria

O abundante suprimento de petróleo, gás natural e energia elétrica, a variedade de matérias-primas, a disponibilidade de capital e opoder de compra relativamente elevado da população foram os principais fatores que contribuíram para a expansão e diversificação da indústria venezuelana, a partir da década de 1960. A implantação das indústrias de consumo e de metalurgia foi alcançada sob a proteção de pesadas tarifas e cotas de importação.
Como resultado do aumento do preço do petróleo no mercado internacional em 1973 e 1974,as receitas governamentais se expandiram, o que permitiu direcionar as estratégias de desenvolvimento de grandes projetos, como a produção de ferro e aço, alumínio, equipamentos de transporte, petroquímicos e um complexo de engenharia metalúrgica e de fundição. O ritmo do progresso industrial diminuiu quando os preços do petróleo declinaram, anos depois.
As modernas indústrias do país estãoinseridas em três setores de produção: refinarias de petróleo e usinas petroquímicas associadas (principalmente em Morón e estado de Zulia); bens de consumo, que incluem têxteis, couro, papel, pneus, fumo, entre outros (em torno das cidades de Valencia, Maracay e Caracas); e as indústrias pesadas, que se desenvolvem sobretudo no complexo de Ciudad Guayana.
Finanças, comércio e turismo. O sistema...
tracking img