Trabalho de economia aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
8- O que é imposto Inflacionário?
É a transferência de renda do contribuinte para o governo, devido à inflação. Suponhamos que o governo emita moeda (fabrique dinheiro) num total igual a 10% do dinheiro em circulação (total de dinheiro nos bolsos mais depósitos nos bancos). Segundo os monetaristas, a inflação será, então, de 10% em época de estagnação (V. Ap.) 4. Assim, as pessoas perderiam 10%de seu dinheiro, devido à perda de seu poder aquisitivo, enquanto que o governo terá ganho esses 10%, materializado no dinheiro recém-emitido. Assim, houve um imposto inflacionário de 10 % pago por todos aqueles que tinham dinheiro em seu poder.
12- Qual a ligação da oferta de moeda e da inflação? Como a desvalorização do real frente ao dolar afeta a inflação

13- Explique a importância de umBanco Central Independente.
A importância de um Banco Central independente é de não sofrer influências políticas para exercer a sua função principal que é de estabilizar a economia, controlando a inflação e deixando a política cambial e monetária a mais estabilizada possível. Um banco central independente evita ações precárias como o uso de oportunidades, acabando com as dotaçõesextra-orçamentárias que, assim, devem ser buscadas no mercado de crédito, evitando a emissão de moedas. A possibilidade de obtenção de recursos adicionais, via pressão política, é nula. O presidente do banco passa a ter mais importância que os ministros das finanças e do planejamento, pois passa a comandar a política monetária, as taxas de juros e as negociações da dívida externa, fazendo com que assim os poderessão obrigados a definir melhor suas prioridades, fazendo assim desaparecer a crença de que os governos têm capacidade inesgotável de criar recursos. Um banco central independente é um “contra-peso” para o desequilíbrio fiscal, porque controla as receitas vinculadas e orienta o remanejo de verbas (sempre que justificadas) sem que isto aumente a liquidez do mercado monetário. Ainda, um Banco Centralque consegue controlar a inflação por longos períodos cria uma reputação capaz de gerar expectativas favoráveis em relação ao mercado em geral.

14- Como funciona o Regime de Metas Inflacionárias?
No Regime de Metas o Banco Central deve manter os índices inflacionários dentro de certos intervalos de tolerância definidos a cada período (geralmente ano-calendário) e, para isso, utiliza aadministração da taxa de juros básica (a Selic, no caso brasileiro). Com o objetivo de cumprir sua missão, o Banco Central deve monitorar o ciclo econômico, preocupando-se continuamente em saber se o Pib não está muito distante de seu nível tendencial, desvios, também chamados de gaps, muito grandes na fase de expansão geram pressões inflacionárias e recomendam a elevação das taxas de juros para reduzir onível de atividade e impedir o descumprimento da meta. À medida que o Banco Central observe que a inflação está convergindo para metas com segurança, ele poderá baixar progressivamente as taxas de juros.

15- O que é Câmbio Nominal e Câmbio Real?
O Câmbio nominal é a taxa à qual podemos trocar unidades da moeda de uma economia por outras unidades da moeda de outra.
O Câmbio real é a taxa de trocade bens e serviços de uma economia por bens e serviços das outras economias.
16- O que é regime de câmbio fixo nominal, câmbio flutuante puro e flutuação suja?
No regime de câmbio fixo nominal a taxa de câmbio é mantida constante. O Banco Central intervem no mercado comprando ou vendendo a divisa estrangeira para manter a paridade fixada, ou seja, garantir o câmbio fixo.
No câmbio flutuantepuro o mercado define a cotação pela lei da oferta e demanda. O Banco Central não intervem no mercado de câmbio (forças de mercado).
Na flutuação suja (dirty floating) o Banco Central intrevem, quando julgar necessário, sem definir regras claras de intervenção ( não dá referência ao mercado).
17- Faça uma comparação entre o regime de câmbio fixo e o regime de câmbio flutuante, mostrando as...
tracking img