Direitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Livro - O Príncipe, por Maquiável

O Príncipe é dirigido a um príncipe que esteja governando um Estado (entendendo príncipe, como governante) , e o aconselha sobre como manter seu governoda forma mais eficiente possível. Ao escrever O Príncipe (1513), seu mais brilhante e conhecido trabalho, Maquiavel expressa nitidamente os seus sentimentos de desejo de ver uma Itália poderosa eunificada. Expressa também a necessidade (não só dele, mas, de todo o povo Italiano) de um monarca com pulso firme, determinado que fosse um legítimo rei e que defendesse seu povo sem escrúpulos e nemmedir esforços. A obra consiste de um manual prático dado ao Príncipe Lorenzo de Medicis como um presente, o qual envolve experiência e reflexões do autor. Maquiavel analisa a sociedade de maneira friae calculista e não mede esforços quando se trata de como obter e manter o poder. O foco para Maquiavel sempre foi o estado, não aquele imaginário e que nunca existiu; mas aquele que é capaz de impor aordem. O ponto de partida e de chegada é a realidade corrente, ou seja, ver e examinar a realidade como ela é e não como se gostaria que ela fosse.
A obra-prima de Maquiavel pode ser considerada umguia de conselhos para governantes ensinando que para que um líder mantenha-se no poder é necessário que esteja disposto a desrespeitar qualquer consideração moral, e recorrer inteiramente à força eao poder da decepção, que tenha um exército forte, que seja apoiado pelo povo, e que seja cercado por ministros leais, competentes e confiáveis.
Um dos temas mais importantes de O Príncipe é o debatesobre a seguinte questão: “é preferível que um líder seja amado ou temido?” Maquiavel responde que é importante ser amado e temido, porém, é melhor ser temido que amado. Ele explica que o amor é umsentimento volúvel e inconstante, já que as pessoas são naturalmente egoístas e podem freqüentemente mudar sua lealdade. Porém, o medo de ser punido é um sentimento que não pode ser modificado ou...
tracking img