Trabalho de direito processual do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Direito Processual do Trabalho

Professora: Thais Bispo

Aluna: Fabiana P.Barakat



1. A Justiça do Trabalho é competente para processar e julgar? Justifique.

R: NaJustiça do Trabalho, os critérios que determinam a competência, usando com base a teoria geral do direito processual, são: a matéria, as pessoas, a função (ou hierarquia) e o território.Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar (Art. 114 CF): As ações oriundas da relação de trabalho.

Depois da reforma do Judiciário, a Justiça do Trabalho passou a ser competente paraprocessar e julgar as ações decorrentes da relação de trabalho e não somente as relações de emprego. A relação de trabalho é mais abrangente, por se tratar de gênero, que comporta várias espécies, entre elas,a relação de emprego, referentes aos conflitos existentes entre empregado e empregador.

Esta justiça especializada julgava os conflitos oriundos da relação entre empregados e empregadores e,excepcionalmente, as controvérsias decorrentes da relação de trabalho. O critério da Justiça do Trabalho que era somente em razão dos trabalhadores e empregadores, passou a ser em razão de uma relaçãojurídica, que é a de trabalho.

Com a Emenda Constitucional 45/2004, houve uma alteração de competência, passando agora a ser uma regra geral apreciar as controvérsias que envolvem a relaçãode trabalho. Uma recente Súmula Vinculante 23 do STF, reconhece a Justiça do Trabalho como competente para processar e julgar ação possessória ajuizada em decorrência do exercício do direito de grevepelos trabalhadores da iniciativa privada.

2. A justiça do trabalho é competente para processar e julgar ação de cobrança de honorários advocatícios?

R: Apesar de se tratar de umarelação de trabalho, por força da Súmula 363 do STJ, a justiça do trabalho não tem competência para processar e julgar as ações decorrentes de cobrança de honorários advocatícios, por se tratar o...
tracking img